Se a sua transportadora de cargas não sabe como aumentar o lucro do frete de maneira estável e benéfica, fique aqui!

Afinal, aumentar o lucro adquirido nas entregas é essencial para manter uma gestão saudável da sua transportadora.

Mas sabemos que nem sempre é fácil pensar nessas soluções, principalmente com o cotidiano tão agitado e com atualizações constantes em que precisamos acompanhar para estarmos sempre na frente.

Por isso, fizemos um estudo onde identificamos 11 dicas fáceis e exclusivas para você aumentar o lucro do frete da sua transportadora! Confira:

1- Controle todos os gastos do seu frete

É importante não focar apenas nos gastos óbvios como o combustível em relação à distância da rota. Controlar a movimentação dos pneus, frequência da troca de óleo, pagamentos dos motoristas, taxas e impostos é essencial para prever os gastos futuros e também gerenciar tudo que deve ser pago a curto prazo.

2- Foque em um nicho de atuação

Quando você sabe exatamente qual nicho deseja atuar, como o alimentício por exemplo, você consegue entender qual tipo de caminhão faz mais sentido para a sua frota e quais gastos específicos do nicho você terá.

3- Invista em bons caminhões

Uma das melhores formas de aumentar o lucro dos seus fretes é investindo em bons caminhões, isso ocorre porque com esse investimento você terá menos gastos de manutenção da sua frota além de conseguir comprar caminhões específicos para o seu nicho.

Caso não seja possível fazer um investimento imediato em um caminhão novo, vale realizar uma manutenção periódica para que você possa acompanhar de perto caso o caminhão precise de alguma troca, além de prever futuros gastos para conseguir se organizar financeiramente.

4- Faça o armazenamento correto da carga

Além de focar em um nicho específico e investir em bons caminhões, é importante que você verifique se a maior parte das suas cargas estão cheias tanto na ida ao destino quanto no retorno, que é o ideal para economizar e aumentar os seus lucros.

como aumentar a rentabilidade da carga fracionada, clique e saiba mais

5- Use aplicativos de frete

Hoje em dia existem aplicativos para você conseguir ainda mais fretes com pagamento antecipado. Eles basicamente servem para indicar onde você pode conferir as demandas de frete e preencher a sua carga de forma prática e ágil.

Nos próprios aplicativos você consegue ver quanto a transportadora deseja pagar, qual é a carga e qual é a rota. Dessa forma, você aumenta o lucro do frete por preencher a carga e não desvia da rota previamente determinada.

Vale a pena conferir nas lojas de aplicativos (Google Play ou Apple Store) procurando por “Aplicativos de Frete” ou então, conheça o aplicativo da Renasoft que é pensado para transportadoras e atrelado ao nosso Sistema de Gestão TMS clicando aqui.

6- Capacite os seus motoristas

É ideal capacitar aqueles que estão sempre com a sua frota, ou seja, os motoristas! Afinal, eles devem saber o que fazer em determinadas situações para prevenir gastos, assim como perceber se há algo errado com o óleo ou se há desnivelamento dos pneus, por exemplo.

Além disso, todos eles devem conhecer bem a sua frota e cultura organizacional para que em situações de perigo saibam exatamente como agir.

Essas medidas devem ser feitas através de treinamentos internos e externos logo quando são contratados, tanto para a segurança dos colaboradores como para melhor eficiência da frota.

7- Crie uma rede de networking

O networking trata-se de uma troca de ideias com pessoas que trabalham no mesmo ramo que você, nesse caso, seriam pessoas profissionais do meio de transporte.

Com o networking, a sua transportadora entende melhor como o mercado está se comportando, fica por dentro das mudanças do setor e se mantém atualizada baseando-se nas pessoas que vivenciam a mesma situação.

Além disso, com a rede de networking é possível ter um acompanhamento de notícias, novos sped’s fiscais, aumento de tarifas, obter dicas como boas rotas ou novas leis que geram multas.

Essas redes podem ser feitas através de grupos do Facebook, WhatsApp e/ou eventos presenciais e on-lines como feiras ou reuniões.

8- Fique de olho nos concorrentes

Os concorrentes podem ser bons aliados para ajudar nas estratégias do seu negócio. Nesse caso, não estamos falando de copiar as ações feitas mas sim se inspirar no que deu certo e não repetir o que deu errado.

A concorrência ajuda a ter base de mercado mas é importante estar sempre a frente, então não se esqueça de olhar o seu público e inovar em opções que são necessárias para o mercado.

Assim, fique sempre de olho nas redes sociais, parcerias, promoções, novos serviços e até mesmo atitudes que a concorrência tem tomado e use as informações para o crescimento da sua transportadora, visando aumentar o lucro do seu frete.

9- Calcule o valor do frete

Como provavelmente você já sabe, existe o ANTT (Agência nacional de transportes terrestres) que conta com uma tabela de valores que é atualizada com o tempo. Vale ficar sempre de olho para não perder nenhuma atualização dela. Para calcular o custo de cada frete você precisa levar em consideração:

OBS: Não deixe de calcular as citações do primeiro tópico.

como calcular as tabelas de frete

10- Aposte em E-commerce e MarketPlace

Os e-commerces e marketplaces estão crescendo cada dia mais, e por isso são ótimas opções para aumentar o seu lucro já que o volume de entregas do mercado digital é bem grande.

Você pode buscar por e-commerces que fazem sentido com a sua frota de caminhões pela internet e entrar em contato com a equipe de logística para fazer parcerias.

Dessa forma, vocês podem validar um preço que valha a pena para ambos os lados e até mesmo sugerir condições especiais como um desconto para o estado onde o e-commerce mais atende.

Assim, com a nova demanda que o mercado de e-commerces e marketplaces darão, a sua transportadora pode trabalhar com melhores condições de oferta e obter um excelente lucro no frete.

11- Contrate um bom sistema de gestão

Organizar todos os seus custos operacionais e a gestão da sua frota é essencial para entender de fato qual é o lucro do frete que você já tem e como aumentar ainda mais! Vale conferir se a empresa que você escolheu tem uma boa reputação e experiência de mercado, assim como a Renasoft.

Para testar o sistema de gestão da Renasoft gratuitamente, clique aqui.

Espero que com essas dicas tenha um aumento considerável do lucro do seu frete!

Até o próximo!

Deixe um comentário