6 razões para adotar a tecnologia durante a crise

Descubra por que adotar a tecnologia na crise pode ser uma grande saída para enfrentar os tempos difíceis para muitos segmentos empresariais

A crise econômica chegou e, infelizmente, se instalou em nosso país. Por mais que não seja possível controlar o mercado, é possível adotar uma postura agressiva para transformar os resultados e, assim, tirar o máximo proveito desse momento. E uma das saídas é a adoção de tecnologia na crise para conquistar essa mudança.

Com a capacidade de transformar negócios, a tecnologia – de algum modo – certamente vai ajudar negócios de vários segmentos. Portanto, é preciso ficar atento às tendências para identificar o que faz sentido experimentar ou não.

E para te ajudar nesse momento difícil, listamos 6 razões para adotar a tecnologia na crise. Se você está com um sentimento de confusão para gerenciar sua empresa, então esse conteúdo foi feito para te ajudar. Continue lendo até o final!

1. Aumentar produtividade

Muitas tecnologias nasceram para aumentar a produtividade de várias maneiras. Seja reduzindo o tempo de tarefas repetitivas ou automatizando algumas partes do dia, é certo que a produtividade maior – principalmente no momento atual do mundo – é super bem-vinda.

Então, a tecnologia pode encurtar muitos caminhos para fazer seu dia render mais, oferecendo um desempenho acima do normal e que, de várias maneiras, será bom para os resultados do negócio.

Exemplos para considerar: apps para gestão de tarefas e projetos, controle e priorização de e-mails e softwares para anotações.

2. Redução de custo nos processos

Em tempos difíceis é essencial reduzir custos nos processos. Para isso, as tecnologias na crise surgem como a salvação de muitas empresas, já que ajudam a fechar a torneira do desperdício para que as finanças sejam realocadas no que traz mais lucro para o negócio.

Aqui, softwares que monitoram o andamento de projetos, por exemplo, permitem que menos erros aconteçam dentro dos processos, o que ajuda na redução de custos empresariais. Com mais assertividade nas tarefas, é possível rentabilizar melhor cada esforço realizado pelos colaboradores.

Outra tecnologia igualmente importante são os sistemas ERPs, que ajudam os gestores na compreensão da empresa para que decisões importantes sejam tomadas rapidamente e, assim, auxiliem na otimização dos recursos.

3. Melhorar a comunicação interna

Toda empresa precisa de uma comunicação interna eficiente e rápida, já que isso pode ser o diferencial para agir rapidamente durante os tempos difíceis. Por isso, é importante considerar essa tecnologia na crise para seu negócio.

Com o mercado mudando rapidamente, fazer com que uma informação chegue até os decisores de uma área pode ser um fator crucial entre o sucesso ou fracasso. A boa notícia é que atualmente existem dezenas de soluções para melhorar a comunicação interna.

Desde o bom e velho e-mail, até os softwares de comunicação para times ou soluções para videoconferências, não existe desculpa para uma comunicação interna falha e ineficiente. Então, mãos à obra para resolver a comunicação interna do seu negócio!

4. Melhorar o relacionamento com o cliente

Se melhorar a comunicação interna do time é possível por meio de softwares, evoluir o relacionamento com o cliente também é importante – e extremamente recomendado. Nesse sentido, alguns serviços podem ajudar imensamente nessa tarefa.

Aplicativos para atendimento via chat, coleta de avaliação de funcionalidades, registro de reclamações ou sugestões, entre outras opções disponíveis, essas recomendações são ótimas tecnologias na crise para transformar seu atendimento.

E cliente bem atendido é aquele cliente que volta satisfeito e, de quebra, ainda faz indicações para novos negócios. Portanto, aposte nas tendências tecnológicas para melhorar o relacionamento da sua empresa com sua carteira de clientes.

5. Conhecer mais sobre o seu negócio

Certamente você tem um excelente conhecimento dos seus clientes, certo? E se fosse possível conhecê-los ainda mais profundamente e obter vantagens competitivas importantes para a continuidade do negócio. Isso soa bem para você?

Pois essa é mais uma das possibilidades que a tecnologia proporciona: conhecer um público-alvo para entender seu comportamento, necessidades e, principalmente, as dores que fazem cada pessoa procurar a solução que você oferece.

Por meio de ferramentas de análise de dados, pesquisas quantitativas e qualitativas e de monitoramento de mercado, entre outras alternativas viáveis, é possível conhecer um público de forma tão profunda que a venda se transforma, apenas, em uma questão de “quando” acontece. Portanto, aposte nessa tecnologia na crise para manter a empresa voando alto.

Leia também: Relatórios gerenciais: qual sua importância e como eles podem aumentar resultados na empresa

6. Dedicar mais tempo para tarefas que trazem resultados

Ser mais produtivo, como falamos no item 1, não é apenas uma questão de fazer mais tarefas. Ser mais produtivo também envolve priorizar as tarefas que trazem mais resultados para os negócios de forma geral.

Portanto, muitas soluções permitem automatizar parte do dia para, assim, liberar mais tempo em decisões e ações que realmente fazem a diferença no fim do dia. Comparar preços entre fornecedores, automatizar a emissão de notas fiscais e fazer controle de estoque, por exemplo, são situações que podem ser resolvidas facilmente com tecnologia.

Assim, é essencial liberar o espaço da agenda para gerenciar e motivar pessoas, aumentar as vendas, otimizar processos e utilizar todo o seu poder de gestão para fazer a diferença nos resultados. Deixe que a tecnologia na crise – e fora dela – seja a sua parceira ideal.

Está pronto para adotar a tecnologia na crise?

Independentemente da situação dos negócios, é essencial apostar na tecnologia para enfrentar essa crise que assola o país. E, no caso das transportadoras, nada melhor do que apostar em uma solução especializada para ajudar nessa missão.

Nesse sentido, o sistema Transportadora 5 Pro é um ERP voltado para o total gerenciamento de transportadoras e agenciadores de fretes. Seja na emissão de CT-e, MDF-e, NF-e, controle de manutenção de frota, controle de entregas e administração de motoristas e agregados, entre outras dezenas de opções, esse software foi feito para seu negócio.

Então, utilize o melhor da tecnologia para tirar sua empresa do vermelho agora mesmo. Solicite uma demonstração com um dos nossos consultores especialistas e junte-se aos mais de 5.000 clientes que confiam em nossa solução para transportadoras.