7 dicas para melhorar a gestão de sua transportadora

Confira 7 dicas essenciais para colocar em prática e melhorar a gestão da sua transportadora.

Fazer uma gestão de transportadora corretamente é um trabalho que exige muito conhecimento, experiência de mercado, bem como algumas boas práticas para que tudo saia bem e, consequentemente, a empresa cresça como o esperado.

Assim, é importante ter em mente que o gerenciamento é um trabalho contínuo, pois a construção de um caminho, dia a dia, levará até o desenvolvimento empresarial e colocará a empresa na frente da concorrência.

Portanto, é importante seguir alguns passos básicos para fazer uma gestão de transportadora eficiente em todos os sentidos. Quer conhecer as 7 dicas que separamos para te ajudar nesse processo? Continue lendo até o final!

Dica 1: Faça um bom planejamento

O planejamento é essencial para qualquer tipo de empresa, seja um supermercado de bairro ou uma transportadora. Nesse sentido, não importa o tamanho ou quantidade de clientes, se o objetivo é o crescimento empresarial, o planejamento é o primeiro passo para o sucesso.

Assim, é preciso dedicar muito tempo para pensar cada passo que será dado, já que as estratégias dependem de investimento e, como sabemos, os recursos financeiros são escassos.

Portanto, a grande dica é se preparar com muita antecedência, envolvendo colaboradores estratégicos – normalmente os líderes de cada área – para que um plano eficiente seja criado por várias mentes pensantes e competentes. Quanto mais cedo o planejamento acontecer, melhor ele será para o futuro da empresa.

Dica 2: Defina Metas

Se o planejamento é o início de uma boa gestão de transportadora, as metas vão ajudar a mensurar cada atividade e inovação proposta. É olhando os indicadores que poderemos saber o que funcionou ou não, levando para planos de correção e ajuste de rota.

No entanto, é importante enfatizar que as metas precisam ser realistas e estarem de acordo com o que a empresa pode, de fato, fazer. Não adianta estipular números extremamente agressivos – e inalcançáveis –, pois isso terá efeito contrário no desempenho dos colaboradores, que ficarão desmotivados em perseguir algo impossível.

Assim, defina metas ousadas, em conjunto com os líderes de área, e tenha em mente que tudo é um aprendizado. Em um primeiro momento um objetivo pode ter ficado fácil demais para ser alcançado ou, em outra situação, a definição da meta foi muito ousada. Ainda assim, é preciso entender o que aconteceu para corrigir em uma próxima oportunidade.

Dica 3: Controle gastos

Uma boa gestão de transportadora precisa ter os custos conhecidos e controlados. Dinheiro que vaza pela torneira não é um bom sinal, pois isso mostra que a gestão está desorganizada e, desse modo, os recursos não estão sendo otimizados.

Portanto, faça um controle de gastos preciso. Nada de fazer vista grossa para situações que, aparentemente, não importam. Quando a questão é financeira, seja na empresa ou na vida pessoal, cada centavo conta. Lembre-se disso.

Desse modo, mantenha seu sistema financeiro – você tem um, certo? –  atualizado e com alguém competente para gerenciá-lo. Se for um terceiro fazendo o trabalho, você, gestor da empresa, precisa ter um acompanhamento bem próximo para garantir que tudo esteja saindo como o esperado.

Dica 4: Conheça o mercado

Para fazer uma gestão de transportadora eficiente, é preciso ir além da administração interna, dentro da empresa. Como bom gestor, é sua obrigação conhecer o mercado para identificar oportunidades e entender as ameaças que podem comprometer seu futuro.

Assim, é fundamental entender quem são seus concorrentes diretos, indiretos, bem como ferramentas, tecnologias, metodologias e qualquer outro item que possa, de alguma maneira, ser útil para uma boa administração.

Por mais que o desempenho da transportadora esteja bom hoje, é importante entender se algo pode melhorar ou se algum concorrente está surgindo para colocar seu negócio em risco. Antes de ser pego desprevenido, aja de modo proativo e entenda profundamente o seu mercado – em todos os sentidos.

Dica 5: Treine a equipe

Mais uma dica valiosa e que muitos gestores acabam negligenciando, seja pela rotina corrida ou por não darem o devido valor para o assunto. Nesse caso, estamos falando do treinamento da equipe, o que é essencial para o sucesso empresarial.

Mas não estamos falando de treinamentos básicos. Na verdade, estamos falando de conhecimentos profundos que realmente fazem a diferença no dia a dia, onde o conhecimento adquirido fará toda a diferença para os negócios.

Antes que você pense que o investimento em um colaborador pode ser perdido caso ele saia da empresa, tenha em mente que é seu dever criar formas de reter esse talento. Ao ser valorizado com novos aprendizados, esse colaborador vai sentir-se útil e, dessa forma, vai retribuir a confiança com muita dedicação no trabalho.

Portanto, colaborador motivado e cheio de novos conhecimentos são situações duplamente boas para a empresa. Tenha isso em mente e capacite sua equipe ao máximo!

Dica 6: Escute os clientes

Outro ponto importante e que passa despercebido pelos gestores é a capacidade de escutar os clientes. E isso é ruim para a gestão de transportadora por não possibilitar uma melhoria no que já funciona ou ainda precisa de ajustes

Nesse caso, quando tudo está bem, não percebemos o prejuízo. O problema é quando as coisas estão dando errado e, por orgulho ou negligência, deixamos feedbacks importantes passarem, levando com eles as chances de realizar uma mudança.

Assim, os problemas vão crescendo e piorando, até que os clientes começam a sair. Se você der sorte, pode ser possível mudar e recuperar o tempo perdido. O problema é que, muitas vezes, não escutar os clientes pode resultar em uma situação irreversível de falta de confiança. Portanto, ouça o que os clientes têm a dizer e use as informações para o crescimento empresarial.

Dica 7: Sistema especializado

Para nossa última dica de ações para melhorar a gestão da empresa, vamos falar do uso de sistemas especializados em gestão de transportadora. A implantação deles, em médio e longo prazo, vão dar um enorme diferencial para seu negócio por uma série de motivos.

Desde a integração entre áreas, acompanhamento de indicadores, controle financeiro, gerenciamento de estoque, gestão de frota e emissão de relatórios, entre outras funcionalidades importantes, tudo resulta em ferramentas úteis e que te ajudarão a realizar uma melhor gestão empresarial.

Seja na otimização do tempo ou no auxílio à tomada de decisão, sistemas especializados em transporte são ferramentas importantes para qualquer gestor que almeja o crescimento de sua empresa. Portanto, é hora de aproveitar o melhor da tecnologia para alavancar os resultados da sua empresa.

Quer saber mais? Então, conheça o Transportadora Express 5 Pro e entenda como ele pode ajudá-lo a conquistar os objetivos de negócio para, desse modo, colocar sua transportadora em outro patamar. Solicite uma demonstração sem compromisso.