A importância de um sistema de gestão para empresas de varejo

A importância de um sistema de gestão para empresas de varejo

A importância de um sistema de gestão para empresas de varejo

Contar com um sistema de gestão para empresas de varejo apoiando todas as suas necessidades de organização, execução e planejamento em uma única plataforma pode tornar sua empresa muito mais eficiente e lucrativa.

Já parou para pensar na importância de um sistema de gestão para varejo? Hoje em dia como a atenção deve ser toda voltada para o atendimento rápido, retenção de clientes e formas de vender, a gestão por trás disso tudo precisa ser bem estratégica.

Quando se fala em gestão eficiente, toda e qualquer ferramenta que possa auxiliar o gestor é válida. Antigamente e até hoje em algumas empresas de pequeno porte, a maioria dos processos é feita de forma manual. Isso pode trazer muitas desvantagens como o aumento de falhas, falta de produtividade e falta de direcionamento.

Quem quer crescer precisa começar a pensar na automação. Não há como falarmos em crescimento se não há planos de ações objetivas, com foco e estratégicas. Esses fatores só são obtidos com a ajuda de um bom sistema de gestão para empresas de varejo.

O que considerar ao escolher um sistema de gestão para empresas de varejo?

O setor varejista traz muitos desafios tais como a alta concorrência, a integração de novas tecnologias e múltiplos canais, logística, inovação e experiência do consumidor. Além disso, a instabilidade do mercado afeta demais os planos dessas empresas.

Mas ainda assim é possível driblar esse cenário que, na maioria das vezes, pode ser desanimador. Confira porquê o investimento em um software de gestão para varejo é importante.

Veja quais são os pontos a considerar ao escolher um sistema de gestão para empresas de varejo.

Integração

Uma das maiores funcionalidades que traz resultado imediato para a gestão no varejo é a possibilidade de integração entre vários departamentos e tecnologias. Isso significa que não é preciso investir em plataformas específicas para cada canal ou para gerenciar diferentes setores dentro da empresa.

Dessa forma, ao mesmo tempo que você mantém o controle dos caixas, está monitorando o estoque, fornecedores, financeiro, etc. Vários sistemas operando separadamente significa desorganização e isso pode acarretar muitos outros problemas graves.

Centralizando todas as suas informações em um sistema de gestão para empresas de varejo você tem mais controle operacional e estratégico.

Controle 

As ferramentas do sistema de gestão podem ajudar o gestor a encontrar informações precisas sobre quantidade de estoque, contabilidade, vendas, comercial, etc. Tudo isso pode ser transformado em relatórios completos para otimizar a gestão como um todo. Além disso, com um controle mais detalhado você evita problemas de excesso ou falta no estoque.

E se você quiser saber como anda a sua loja, é só olhar no sistema, em uma área restrita exclusiva para relatórios. É possível gerar gráficos e ter reports situacionais completos, como também configurar o sistema para um envio coletivo às partes interessadas.

Sem contar que você ainda pode fazer auditoria de processos de frente de caixa, operação de loja, pré-inventários, perdas de rupturas, exposição de gôndolas e balcões, etc. Se a auditoria for realizada em nuvem é ainda mais prático, pois, o gestor pode acessar tudo em tempo real e comandar ações imediatamente.

Legislação

O sistema tributário brasileiro é extremamente complexo e volátil. Portanto, acompanhar as atualizações fiscais é fundamental e desafiador. O software de gestão traz essa funcionalidade, onde é possível que o gestor gerencie e monitore todos os documentos fiscais como por exemplo, a Nota Fiscal Eletrônica.

A partir de um sistema que atenda todas as exigências fiscais sua empresa pode ganhar tempo, produtividade, segurança, além de evitar o retrabalho, multas e prejuízos.

Suporte

Outro ponto essencial de análise no momento de escolher qual sistema de gestão para empresas de varejo você vai adotar é entender como funciona o suporte do parceiro.

Mais do que um sistema especializado no segmento, ter profissionais com conhecimento e experiência no setor é essencial para que você tenha mais assertividade ao solucionar questões pontuais que possam surgir em seu dia a dia.

Então não esqueça: olho no mercado e muito cuidado na hora de escolher a melhor solução para o seu negócio!

Letícia Spinardi

Deixe uma resposta