robô vs atendimento humanizado

A verdade do ATENDIMENTO HUMANIZADO

Provavelmente, você já deve ter se deparado com alguma mensagem automática, seja ela em sites, blogs, celulares, redes sociais ou e-mail.

Isso acontece porque os robôs de atendimento foram criados com o intuito de facilitar a vida do consumidor, fazendo com que ele consiga descobrir o que deseja apenas clicando em números ou respondendo formulários.

Geralmente, as empresas investem nesse tipo de automação para economizar custos e ganhar velocidade nos processos dos atendimentos ao cliente.

reduzir custos: cortes ou investimento inteligente?

Mas será que esse realmente é o melhor cenário?

Diversas empresas estão automatizando seus atendimentos, ou seja, apostando em robôs. O grande problema é que na maioria dos casos, a automação dos robôs ainda não está perfeita, ou seja, a programação que é desenvolvida conta apenas com perguntas predefinidas mais simples, assim dificultando algumas respostas quando a pergunta é customizada.

Por isso, quando você precisa tirar alguma dúvida mais técnica, por exemplo, pode perceber que a probabilidade do “robô” acertar o que você precisa de imediato e te deixar satisfeito é mínima. Pois geralmente, quando você tem dúvidas e se comunica com um robô, precisa responder uma série de questões.

Tenho certeza de que um dia a tecnologia vai chegar lá e atender todas as dúvidas de imediato, afinal algumas empresas já estão aperfeiçoando a programação para chegar na perfeição.

Mas enquanto isso não acontece, a verdade é que o atendimento humanizado está ganhando cada vez mais valorização pelos consumidores!

Mas afinal, o que é atendimento humanizado?

O atendimento humanizado faz com que os clientes realmente participem dos processos e sejam ouvidos! Com esse tipo de atendimento, você cai direto para um dos atendentes que são treinados e capacitados para não apenas dizer o que você precisa, mas enxergar além disso, como algo que pode te ajudar até mesmo em outras frentes.

Ouvir a voz do outro lado da linha não é só uma questão de facilitar o seu atendimento, mas sim acompanhar de perto a necessidade de cada pessoa!

atendimento humanizado em sistemas de gestão

Além disso, com o atendimento humanizado, as empresas fazem questão de conhecer de perto o seu negócio caso queira ou precise de um acompanhamento mais próximo.

E o tempo de espera, como fica?

Em casos onde o atendimento humanizado faz parte da política da empresa, os novos funcionários acabam tendo um acompanhamento que duram semanas para que eles aprendam todos os valores da empresa, e consigam te atender de forma rápida, sem deixar nenhuma dúvida.

Quando a equipe está bem preparada e treinada para o atendimento, o tempo de espera acaba sendo menor, além de garantir a satisfação do cliente.

Isso quer dizer que os robôs de atendimento não funcionam em nenhum caso?

Pode ser que os “robôs” realmente possam estar ajudando a sua empresa a tirar dúvidas rápidas e até mesmo facilitando os caminhos dos seus clientes. Para isso, é importante fazer análises e verificar como os seus consumidores estão se sentindo com relação ao atendimento. Vale ficar sempre de olho e entender qual é a melhor opção para a sua empresa!

Qual é a melhor opção de atendimento?

Por conta de todos esses fatores, o atendimento humanizado é a melhor opção, por isso, é importante ficar atento ao modo que esse processo é realizado dentro da sua empresa!

Aqui na Renasoft, por exemplo, nossa equipe está sempre disposta a saber das necessidades de cada cliente e acreditamos que com esse contato próximo, as chances de entender exatamente o que cada consumidor precisa são assertivas.

Para garantir um atendimento personalizado com os melhores sistemas de gestão, fale com a nossa equipe Comercial:

Comenta aqui embaixo se você prefere atendimento humanizado ou robôs de atendimento!

Até a próxima.

Deixe um comentário