O inventário de estoque geralmente é feito com a intenção de realizar uma comparação entre sistema e estoque físico, para que o departamento de compras consiga adquirir mercadoria com eficiência e assertividade.
Ele é essencial para conferir se existem erros no sistema ou planilha de Excel, dependendo da forma como você controla o estoque dos produtos disponíveis.
Esse é um método comumente utilizado em todo o mundo, afinal, é com ele que você perceberá como realmente está o seu caixa e qual é o seu real potencial de venda.
Para entender melhor como o inventário de estoque funciona e encontrar dicas que possam te ajudar, leia esse post até o final!
Escolha o momento certo para fazer o inventário
É extremamente importante que você escolha o momento certo para fazer o inventário, afinal, esse é um trabalho que vai precisar de todos os produtos da loja para fazer as contas de maneira acertada, sem distrações.
Mas afinal, qual é o melhor momento?
O recomendado é que ele seja feito antes ou depois do período do expediente, em uma época do ano em que não hajam tantas vendas para que não tenham grandes entradas e saídas do estoque enquanto o inventário é feito.
De modo geral, as lojas costumam escolher o horário da madrugada ou o dia em que as mesmas não abrem.
Mas, se você precisar realizar o inventário durante o expediente, o recomendado é que escolha uma categoria de produtos com pouca quantidade, para que seja uma contagem rápida e assim não atrapalhe as vendas.
Além disso, também é importante anotar quando o inventário foi feito em um lugar onde não irá se perder e terá acesso fácil. Assim, você conseguirá se programar melhor para as próximas contagens.
Categorize os Produtos
Uma boa forma de agilizar o seu inventário é através da categorização dos produtos. Por exemplo, ao começar a realizar a contagem de um modelo de camiseta, é recomendável que já faça todos os outros para que você consiga ter controle sob a mercadoria.
Nesse caso, vale criar subcategorias também, como no caso da camiseta: com ou sem estampa, com ou sem manga e por ai vai. Um outro exemplo de subcategoria seria através de fornecedores.
Caso os seus produtos tenham nomes famosos e específicos, essa também pode ser uma subcategoria.
Uma boa dica é agrupar os produtos de uma categoria em um único lugar, para que você consiga encontra-los com maior facilidade.
Além disso, os lojistas muitas vezes acabam subestimando a contagem individual de cada produto. Contudo, ela é necessária para que não hajam erros ao tentar agilizar o inventário e acabar causando retrabalho.
Analise as compras pós inventário
O inventário é ótimo para te auxiliar nas compras, afinal, com ele finalizado é possível entender quais peças estão em excesso no estoque e quais estão em falta, assim você consegue comprar com mais assertividade com base nas necessidades reais.
Além disso, com a análise certa você terá um maior controle do custo que pode ser gerado com a venda dos produtos que ainda estão em estoque.
O inventário também é ótimo para entender melhor os gostos do seu público e aproveitar para fazer liquidação daquilo que está em excesso no estoque.
Confira dicas para realizar relatórios gerenciais eficientes:

Entenda melhor o giro de estoque
Com o inventário pronto e analisado, você consegue fazer escolhas assertivas para realizar o giro de estoque.
Afinal, conseguirá ter dados corretos para avaliar a quantidade média de saídas e entradas, além estipulação da próxima data de reposição.
Para conseguir fazer uma giro de estoque correto, confira o post: Giro de produtos no estoque: qual o impacto e importância dessa tarefa
Use um bom sistema de gestão
Para realizar o controle completo do inventário, de maneira rápida onde a categorização seja feita com eficiência, o mais indicato é um bom sistema de gestão, assim como o Sintec.


Para testar gratuitamente o sistema Sintec da RenaSoft, clique aqui.
Além disso, o software também é bem mais seguro que uma planilha de Excel por exemplo, já que tem a possibilidade de armazenar os dados em nuvem.
Conta nos comentários o que achou do post, vou adorar saber!
Até o próximo!