Averbação de Cargas para Transportadoras: Como funciona

A averbação de cargas é um processo obrigatório por lei e deve ser feito na emissão de todo conhecimento de transporte, por isso, é extremamente importante que a sua transportadora saiba como realiza-lo.

Porém, antes de começarmos a detalhar como averbar cargas, é necessário entender sobre o RCTR-C (Responsabilidade Civil Do Transportador Rodoviário De Cargas).

A ANTT exige o RCTR-C em toda carga, já que esse documento cobre danos causados durante o transporte da carga, como o pagamento de indenizações em casos de abalroamento, capotagem, colisão, explosão, incêndio e tombamento.

Quem emite esse documento é a mesma seguradora que fará a averbação da sua carga, sendo que o mesmo deverá aparecer no MDF-e já emitido antes do início do transporte.

Ou seja, o RCTR-C deve ser feito em conjunto com a averbação da carga, não podendo ser descartado em nenhum transporte.

Com isso em mente, vamos explicar como funciona a averbação de cargas e porquê ela é tão importante para o seu dia a dia.

Como funciona a averbação

O ato de averbar a carga significa assegurar a carga, ou seja, contratar uma seguradora e colocar seguro na carga, independente do que a mesma seja.

A SUSEP (Superintendência de Seguros Privados) exige a averbação da carga em todo CT-e (conhecimento de transporte) antes do início da viagem.

Imagem com botão verde blique e saiba mais, um caminhão branco saindo de um prédio cinza e a mensagem: Descubra: O que é CT-e, para que serve e seus benefícios

Essa exigência busca prevenir a transportadora de arcar com custos imprevistos no plano do seguro contratato. Assim garantindo sinistros de carga já que deve-se averbar antes da deslocação do veículo.

Além disso, a averbação deve ser feita por meio eletrônico, em um preenchimento de formulário através do site da companhia seguradora ou de integração em um TMS.

OBS: Sinistros de carga são acionados quando há algum acidente com a carga em que o plano contratado cobre os custos.

Averbação na prática

Depois de entender o que é a averbação de carga, qual a sua importância e como ela funciona, saiba quais são as melhores opções para emiti-la na prática.

Como já citado anteriormente, existem duas formas de emitir a averbação, através do site da companhia seguradora ou da integração por um TMS (software especializado em transportadoras):

Site da companhia seguradora

Para emitir a averbação através da companhia seguradora, primeiro é necessário contratar uma seguradora que faça sentido com o seu negócio e que seja confiável.

Mas saiba que essa é uma forma independente de realizar a averbação, sendo que é necessário somente acesso à internet para conseguir entrar no site da seguradora contratada.

No entanto, a responsabilidade de preencher todos os dados necessários é da transportadora, o que pode acabar sendo um ponto negativo para a mesma, pois esse processo possibilita erros manuais e até mesmo infrações em caso de preenchimento incorreto.

Como funciona o seguro

A seguradora realiza o cálculo de quanto custará a averbação conforme os valores nos documentos (CT-e e MDF-e) que serão utilizados no frete.

Por isso, é essencial garantir que o seguro cubra todo o valor da mercadoria transportada em casos de roubos ou acidentes no veículo.

Além disso, a seguradora precisará de algumas informações para emitir a averbação como:

  • Valor da mercadoria (Através valor do CT-e);
  • Dados do veículo (Necessário para identificar se o seguro feito está no veículo que de fato sofreu sinistro);
  • Identificação da apólice do seguro (Para saber se o valor da apólice de fato cobre a mercadoria transportada);
  • Dados do Motorista (Utilizado para identificar se o motorista da averbação é o que de fato estava no veículo para o sinistro).

Integração por um TMS

Para averbar através de um TMS (Sistema de gerenciamento de transporte), é necessário contratar um bom sistema de gestão, como o Tranportadora 5.

Com ele, a averbação de cargas é feita de maneira automática e os cálculos são feitos automaticamente, dando maior precisão na averbação, fazendo com que as chances de erros sejam diminuídas drasticamente.

Além disso, o software conta com integração com as maiores seguradoras do Brasil bem como AT&M, Porto Seguro, ELT Engenharia entre outras.

Assim, toda averbação será feita com muito mais agilidade e facilidade.

Preencha o formulário abaixo para conhecer mais:


Conta pra gente nos comentários se gostou do conteúdo, faz muita diferença pra gente.

Até o próximo!

Compartilhe com...

Deixar uma resposta