Os sindicatos são conhecidos por defender e lutar pelos direitos dos trabalhadores bem como o respaldo jurídico, mas a realidade é que nos momentos atuais os associados desejam benefícios que possam ser usados com frequência.

Os benefícios precisam ser atrativos e frequentes para que os associados fiquem satisfeitos com o trabalho feito pelo sindicato e não tenham vontade da desfiliação.

No entanto, muitas entidades sentem grandes dificuldades em inovar nos benefícios, afinal, é um trabalho que leva tempo para ser feito e exige uma certa criatividade.

Por isso, separamos aqui algumas dicas para que você consiga trazer benefícios que de fato atraiam e mantenham os associados do seu sindicato.

Entenda o seu público

É de extrema importância que você entenda qual é o público do sindicato, sendo os seus interesses e identificações.

Com isso, o o sindicato consegue identificar quais benefícios fazem sentido e funcionam ao público alvo e persona.

Para começar a realizar essa tarefa, a entidade pode optar pela realização de pesquisas online e/ou offline, através de ligações telefônicas ou pelas próprias redes sociais. Mas atente-se, pois é importante escolher bem as perguntas a serem realizadas para que a pesquisa seja efetiva.

Caso prefira, vale contratar profissionais de marketing especializados em definição de público para que não hajam erros e assim o sindicato escolha benefícios que trarão resultados.

Além disso, é essencial que a entidade como um todo saiba quais são os principais motivos para a desfiliação, seja para concertar um erro comum ou para trazer uma solução que previna esses acontecimentos.

sindicato: aprenda a fazer um controle de convênios efetivo, clique e saiba mais

Faça convênios com descontos especiais

Os convênios médico, odontológico, farmacêutico, combustível e planos especiais com restaurantes são apenas alguns exemplos das possibilidades que se pode ofertar aos associados.

Caso os mesmos sejam em sua maioria compostos de dependentes, ou seja famílias, vale apostar em convênios relacionados a saúde, já que esse é um grande custo e um enorme benefício para as mesmas.

Por outro lado, se forem jovens solteiros, o foco pode ser em descontos especiais em eventos específicos como manicures, pedicures, festivais e etc.

Mas, é importante destacar que os convênios precisam ser integrados na mensalidade ou possuírem algum desconto especial na hora da contratação do serviço, para que os associados se sintam únicos e fiquem satisfeitos com a associação com o sindicato.

Vale destacar também a possibilidade de ofertar descontos em certas lojas em que os associados frequentam, bem como acontece com diversos cartões que ofertam condições especiais através de suas bandeiras.

Tenha um bom espaço físico

Os espaços físicos são os benefícios comuns quando falamos em sindicatos, no entanto, muitas vezes acabam não sendo tão aproveitados como poderiam.

O espaço físico pode ser usado para treinamentos e cursos além da recreação que é mais comumente encontrada.

Claro que piscina, salão de jogos e brinquedos fazem toda a diferença para a maior parte dos associados, mas é necessário pensar “fora da caixa” quando o assunto é atrair e mantê-los com a entidade.

Por isso, faça diversos eventos em seu espaço físico onde os trabalhadores possam fazer networking e assim entender como a área de atuação deles está sendo avaliada através de outros pontos de vista.

Além disso, invista em adequação profissional para que os associados saiam na frente e possam se manter atualizados, afinal nos dias atuais essa é uma característica que faz a diferença.

Disponibilize conteúdos interessantes no site

Criar conteúdo é uma tarefa essencial, por isso, faça assuntos que sejam relevantes para os associados e disponibilize aos mesmos através do seu site, Whatsapp e redes sociais.

Uma boa dica são os conteúdos explicativos referentes aos direitos do trabalhador, pois como esse assunto é muito decorrente, obter essas informações com acesso facilitado será de grande utilidade.

Outra opção são assuntos referentes ao dia a dia dos trabalhadores específicos do seu sindicato, como dicas e formas de melhorar o cotidiano ou o financeiro dos mesmos.

Além de que, os conteúdos ricos são ótimos para atrair associados que não contrataram o sindicato.

Por isso, em assuntos “chave”, vale criar um acesso exclusivo somente para quem é associado sem deixar de publicar, para que os potenciais clientes fiquem interessados e possivelmente se filiem.

Adote o atendimento humanizado

As pessoas de um modo geral, desejam cada vez mais se sentirem simpatizados quando falamos sobre atendimento.

Por conta disso, é de extrema importância que todos os funcionários do sindicato sejam bem treinados para oferecer um bom atendimento humanizado onde gerará empatia aos associados.

empatia e sua importância, clique e ouça o podcast

Essa característica não se trata necessariamente de um benefício a ser oferecido, mas pode ser considerado um grande diferencial com relação aos concorrentes que costumam tratar os clientes com muita formalidade.

Gerencie os benefícios adequadamente

Para que todos os benefícios de fato funcionem, é necessário um planejamento específico em conjunto de muita organização por parte de todos os funcionários.

Por isso, a melhor opção é utilizar um sistema de gestão para sindicatos que gerencie todos os dados necessários, bem como as despesas de maneira eficaz e prática.

Faça o download gratuito do sistema Sindicato Fácil e teste as suas funcionalidades para conferir todos os serviços e opções oferecidas.

Espero que tenha gostado desse post, até o próximo!

Deixe um comentário