O certificado digital é um documento eletrônico que funciona como uma identidade digital bem como o RG, por exemplo.
Ele é utilizado para assinar documentos de maneira online, por isso, ele pode substituir o papel, o que é uma vantagem para o meio ambiente e também econômica.
Outro ponto positivo é o avanço tecnológico que o certificado digital permitiu ao facilitar e agilizar a emissão de documentos eletrônicos, já que agora tudo pode ser feito de maneira online.
Além disso, o certificado digital é obrigatório para se relacionar com órgãos governamentais e para emitir documentos fiscais como CT-e, MDF-e, NF-e, NFC-e ou NFS-e.
Existem atualmente 3 tipos de Certificado Digital, sendo: A1, A3 e na Nuvem. Confira como eles funcionam, bem como suas vantagens e desvantagens a seguir:
Certificado Digital A1:
O Certificado Digital A1, ao ser adquirido é enviado ao comprador em formato de arquivo, precisando de instalação no computador em que o mesmo será utilizado.
No momento da instalação, o arquivo solicitará uma senha que a autoridade certificadora (local onde você deve adquirir o arquivo) deverá informar, conforme mostra o vídeo a baixo.

Além disso, o certificado pode ser usado simultaneamente, ou seja, ao mesmo tempo em diversos computadores. Para isso, basta instalar o certificado em todos eles.
No entanto, uma desvantagem é que a sua data de validade é a menor dentre os demais certificados, sendo o prazo máximo de 12 meses.
Certificado Digital A3:
O Certificado Digital A3, se trata de um dispositivo físico (bem como você pode conferir nas imagens abaixo).


Para utilizar esse certificado, ele deve necessariamente ser instalado no computador, sendo que o processo de instalação muda de uma autoridade certificadora para a outra, por isso, é necessário verificar o processo de instalação com a autoridade escolhida.
Além disso, o dispositivo físico precisa estar conectado no computador, o que acaba impedindo a utilização simultânea e se tornando um ponto negativo, ainda que o dispositivo pode ser perdido, desconectar do computador com facilidade e etc.
Mas, caso você compre diversos dispositivos para os computadores nos quais precisa utilizar, há como utilizá-los ao mesmo tempo, desde que estejam instalados e conectados.
A validade desse certificado é de 3 anos, o que acaba sendo uma vantagem para quem não lembra ou não deseja renovar o certificado anualmente, no entanto, não se trata de economia já que é necessário comprar os dispositivos físicos.
Certificado Digital na Nuvem
O Certificado Digital na Nuvem como o próprio nome diz, fica online e por isso, para acessá-lo é necessário estar conectado à internet.
Como ele é online, é possível acessar de qualquer computador, ou seja, seu acesso pode ser simultâneo, independente do dispositivo móvel utilizado, conseguindo até mesmo acessar pelo celular.
Sua segurança é garantida pois a senha é utilizada em dois fatores, ou seja, ao acessar ela precisa ser confirmada através do e-mail, ou celular, por exemplo.
A validade desse certificado é de 1 ano mas pode ser estendida por até 5 anos.
Como adquirir um certificado digital
Para adquirir um certificado digital é necessário falar com uma autoridade certificadora, que é uma empresa na qual tem autoridade para certificar as empresas e as pessoas físicas, bem como o Serasa.
A boa notícia é que a RenaSoft conta com um cupom de desconto exclusivo que garante 10%OFF na emissão ou renovação do certificado digital na Serasa.
Ah, além do desconto, o valor total pode ser parcelado no cartão em até 12 vezes sem juros, legal né?!
O NOSSO CUPOM É: CRREN45521 e ele deve ser preenchido no momento do pagamento, no espaço disponível “aplicar cupom”.
Caso queira usar o certificado digital para emitir documentos, os sistemas da RenaSoft são compatíveis com todos os tipos de certificados e autoridades!
Além disso, para aperfeiçoar seus conhecimentos, todo cliente da RenaSoft tem acesso a um curso à distância completo sobre Certificados Digitais!
Gostou do artigo? Deixe seu comentário 🙂