Como a tecnologia pode ajudar o seu negócio a crescer

Como a tecnologia pode ajudar o seu negócio a crescer

como a tecnologia pode ajudar seu negócio a crescer

Entenda neste post por que é importante investir em tecnologia, como a tecnologia pode ajudar o seu negócio a crescer em diferentes setores da organização e também os benefícios que podem ser conquistados.

Todos os dias vemos diversas informações sobre o uso da tecnologia aplicada à todas as áreas, de negócios à educação, ciência, robótica, entre outras. E muitas vezes esse panorama parece distante da nossa realidade, como um recurso complexo e caro. Mas essa barreira precisa ser urgentemente quebrada!

Hoje existem diversas soluções simples, práticas, dinâmicas e financeiramente acessíveis que podem transformar a gestão das empresas e ainda agregar redução de custos com processos melhor definidos, corte de retrabalhos e estoque mal calculado, gerando um aumento imediato no lucro do empreendedor. Além disso, outros benefícios importantes são:

  • Agilidade
  • Qualidade nos processos internos
  • Redução de custos
  • Rastreio de processos produtivos
  • Segurança da informação
  • Acessibilidade
  • Confiança
  • Auxílio no processo de tomada de decisões

Existem várias maneiras pelas quais a tecnologia pode ajudar o seu negócio a crescer, desde o planejamento estratégico até atividades cotidianas, e seus resultados são bastante práticos. Se você ainda não consegue enxergar direito como o uso da tecnologia pode ajudar a sua empresa e gerar crescimento sustentável para os micro e pequenos negócios, preparamos uma lista dos principais benefícios que você pode identificar em seu dia a dia. Confira!

Atendimento à legislação

Ficar em dia com a infinidade de impostos e obrigações fiscais e tributárias no Brasil é uma missão difícil. Mais do que isso, pode até representa rum alto risco para o seu negócio se você não tiver planejamento ou descumprir prazos, tendo que arcar com multas que podem acarretar um prejuízo que pode até mesmo fechar as portas de sua organização.

Utilizar um sistema de gestão desenvolvido com uma tecnologia preparada para evoluir junto com a legislação brasileira pode trazer para você a segurança necessária de que o seu negócio estará sempre em dia com o fisco, reduzindo riscos e tornando seu trabalho de acompanhar este processo muito mais simples.

Redução de custos

A tecnologia permite um trabalho mais eficaz, bem como a utilização correta dos recursos, o que leva a redução de custos. Com um sistema gerenciando sua empresa, você minimiza erros e falhas, elimina o retrabalho e falta de controle ocasionada por controles paralelos, como planilhas e outras ferramentas e que podem gerar gastos desnecessários em seu processo de gestão.

Até mesmo o seu controle de estoque pode se tornar mais assertivo, evitando que você fique com muitos produtos parados ou tenha problemas com falta de produtos que tem mais saída de vendas.

Processos rápidos, simples e eficientes

Sabemos que outro desafio sempre presente na rotina de micro e pequenas empresas é conseguir dar conta de tudo com poucos recursos. Por isso ter uma solução que dê mais trabalho não faz sentido algum!

A boa notícia é que existem sim tecnologias que proporcionam agilidade e controles extremamente simples para o dia a dia, focadas justamente em ajudar o micro e pequeno empresário. O melhor de tudo é que estas ferramentas já oferecem uma ótima maturidade, o que faz com que se adaptem muito bem às regras do seu negócio, podendo ser moldadas ou mesmo recriadas para cuidar de todas as exceções que você precisar. Tudo isso de maneira rápida e intuitiva.

Com várias operações acontecendo ao mesmo tempo, e envolvendo departamentos e recursos internos da sua empresa ou parceiros e até mesmo clientes, um bom controle vai fazer a diferença entre você ficar perdendo tempo organizando tudo ou aproveitando para conseguir fazer melhorias no seu negócio.

Aumento da produtividade e competitividade

Com sistemas orientados a diminuir o retrabalho e oferecer controles precisos, é possível conseguir enxergar com mais facilidade os gargalos e desperdícios de um negócio em operação. Assim você aloca melhor os seus recursos de tempo, equipe e dinheiro, tornando sua empresa mais produtiva, lucrativa e tendo ainda mais capacidade para investir em inovações que podem ampliar sua competitividade no mercado.

Imagine um supermercado com um controle de estoque que não seja automatizado e exija mais pessoas para fazer a sua gestão e a programação das compras a serem feitas quando necessário o reabastecimento. Suponha que seja adotada uma ferramenta de controle de estoque que consiga alertar a hora exata para a realização de novos pedidos e forem indicados produtos com prazos que se aproximam do vencimento, para que sejam feitas ofertas aos consumidores no momento ideal. Com isso, será possível otimizar o resultado das vendas não perdendo produtos por expirarem seus prazos de validade e também será aumentado o rendimento do negócio, não deixando que estoques fiquem com falta de mercadoria. Será possível, inclusive, avaliar um redimensionamento do espaço necessário.

Aumento das vendas

Nem é preciso dizer que o principal objetivo de qualquer empreendedor é aumentar as vendas para ver seu negócio crescer, não é mesmo? Pois saiba que empresas que tendem a ser mais resistentes quanto ao conhecimento e adoção de novas tecnologias, geralmente acabam sendo engolidas pelo mercado e pela concorrência.

Seja imprimindo um ritmo maior na sua produção, economizando tempo em alguns processos, atendendo melhor o cliente ou diminuindo desperdícios, a tecnologia bem aplicada vai sim conseguir melhorar seus resultados. E permitirá ainda que você tenha mais tempo para investir no planejamento estratégico do seu negócio, desenhando novas ações que podem multiplicar ainda mais suas vendas.

Mãos à obra!

Manter o seu negócio sempre alinhado com as tendências é o caminho mais importante para gerar resultados consistentes e sustentáveis no longo prazo. Assim você fica bem longe dos riscos e terá muitos motivos para comemorar!

Se quiser entender melhor como a tecnologia pode ajudar o seu negócio a crescer a se organizar, entre em contato com um de nossos especialistas para conversar mais sobre o assunto.

Letícia Spinardi

Deixe uma resposta