A black friday já virou uma grande tradição no Brasil, e nessa época do ano os consumidores se preparam para comprar diversos produtos com descontos generosos.

Do outro lado, para empresas e comércios, essa é uma excelente oportunidade para aumentar as vendas, melhorar os resultados e, claro, conquistar e fidelizar clientes.

A importância da data é tanta que, espera-se uma superação anual de vendas todos os anos. Com essa oportunidade batendo na porta, nada mais inteligente do que se preparar para dar um up nas conversões em dos períodos mais importantes do ano para o comércio.

Em 2021, a Black Friday acontecerá no dia 26 de Novembro, continuando com a tradição da última sexta-feira do mês 11, no entanto, já a partir de agosto 57% dos consumidores passam a se lembrar da data e se programar para a mesma, conforme estudo realizado pela unidade de pesquisa da área de publicidade do UOL.

Sendo assim, a seguir veja algumas dicas que podem ajudar você a aproveitar a black friday para aumentar as vendas no varejo.

Prepare ofertas verdadeiras e com descontos reais

Apesar de ser uma grande oportunidade para aumentar as vendas, girar o estoque e conquistar novos clientes, muitas empresas e comércios usam a data de forma errada, manipulando preços e tentando passar uma imagem diferente da prática realizada.

Você deve conhecer casos onde o preço de determinado produto aumentou semanas antes da black friday para, na sexta-feira destinada à promoção, voltar a cair e, assim, parecer que está com um bom desconto. É o famoso golpe da “metade do dobro” que se popularizou nas redes sociais e quase colocou black friday em xeque.

No entanto, os consumidores estão cada vez mais exigentes e conscientes de suas compras, buscando por ofertas verdadeiras e produtos que de fato cumprem o que prometem.

Portanto, para evitar problemas e consequência graves, como a perda da confiança por parte da clientela, preocupe-se em disponibilizar ofertas verdadeiras e com descontos reais. Utilize a data em favor do seu negócio!

Aumente o ticket médio das vendas

Como os descontos da black friday “espremem” as margens de lucros dos produtos, é possível utilizar uma estratégia de combos para beneficiar as duas pontas da relação.

Do lado de quem vende, a criação desses kits pode ajudar a aumentar o ticket médio das vendas e fazer o estoque girar ainda mais rápido. Já para o consumidor, o valor agregado pela compra de vários produtos com um bom desconto pode ser muito interessante.

giro de produtos no estoque

Sendo assim, planeje bem na hora de montar os combos de produtos a serem vendidos e lembre-se: é preciso ter um desconto real no preço final, ok?

Cuidado com o controle de estoque

Um dos maiores descuidos de quem decide participar da black friday diz respeito ao estoque. Com preços competitivos e ofertas atraentes, é comum que o esgotamento de produtos ocorra e, dessa forma, o natal – próxima data importante para quem vende – acabe comprometido.

Portanto, toda oferta precisa ser calculada com antecedência. Se a intenção é fazer o estoque girar rapidamente, você precisa ter em mente que ele precisará ser renovado com a mesma velocidade.

Mas, se a intenção é acabar com um produto que vai sair de linha ou tem baixo volume de saída, então não há nada para fazer.

No fim das contas, a principal dica é estar sempre atento para o estoque e se preparar para o futuro.

Seja claro na comunicação da sua oferta

Mais um problema recorrente de empresas e comércios na black friday diz respeito à comunicação. Nesse caso, a falta de clareza na promoção ou tentativas de maquiar o preço do produto e o desconto oferecido são situações ainda existentes, mesmo mais de dez anos depois da primeira edição da “sexta-feira preta”.

Com isso, a nossa recomendação é bem simples e óbvia: seja bem transparente com preços e descontos oferecidos.

Ou seja, nada de letras miúdas ou condições duvidosas na hora da venda. Lembre-se que os clientes estão cada vez mais atentos para situações onde o vendedor está tentando tirar alguma vantagem.

Mude o visual para a black friday

Outra característica bem interessante da black friday diz respeito à comunicação visual das lojas, sites e e-commerces, que se transformam para chamar a atenção dos clientes e mostrar que a data está com força total.

Nesse ponto, a grande dica é usar e abusar das cores, textos e decoração para atrair clientes e vender mais.

Esse tipo de atitude vale para toda a comunicação: seja no uniforme dos vendedores, na decoração da loja, no envio de e-mails, nos posts de redes sociais… Enfim, tudo precisa “respirar” a black friday.

Use as redes sociais para alcançar novos clientes

Com o planejamento bem realizado, os descontos reais preparados e a comunicação da oferta bem clara, é hora de avisar seu público que as promoções e descontos estão por vir.

Nesse ponto, as redes sociais certamente são ferramentas fundamentais para aumentar as vendas durante a black friday. Com algumas centenas de reais é possível alcançar, literalmente, milhares de pessoas para divulgar suas ofertas.

Por meio das publicações de promoções também é possível estreitar relações com seu público e aumentar as chances de vendas. Então, a dica é usar a internet da melhor forma possível para mostrar que você está participando de verdade da black friday.

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Ainda está com dúvida sobre participar da black friday?

Com tantos benefícios para essa data, desde o aumento de vendas e da carteira de clientes, até a oportunidade de fidelizar a clientela existente, a sexta-feira dos descontos é um dos grandes trunfos do varejo no Brasil.

A cada ano que passa, ela se consolida como um período de consumo em que as pessoas já guardam seu dinheiro ou esperam o 13º para comprar com bons descontos e, desse modo, economizar um dinheirinho.

Portanto, aproveite o período para melhorar os resultados do seu negócio e aumentar a vantagem sobre os concorrentes.

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