O setor de transportes tem se fortalecido bem nos últimos anos, graças à consolidação de alguns e-commerces no país e também pela melhora na qualidade geral do segmento, que vem sido percebida pelos clientes.

Para aproveitar esse crescimento, é preciso aumentar a competitividade da transportadora e o ano que se aproxima pode ser uma ótima oportunidade para isso.

Sendo assim, por onde começar? É certo que existem várias estratégias e ações que vão ajudar no crescimento da transportadora, mas é preciso calma e organização nessa hora, para que o planejamento seja seguido de acordo e, de fato, proporcione as melhorias esperadas.

Quer saber como melhorar a competitividade da sua transportadora? Continue lendo este conteúdo até o final!

Faça um bom planejamento para o ano

Para começar o ano bem e aumentar a competitividade, o primeiro passo é fazer um bom planejamento para que a empresa tenha um caminho claro a seguir. Assim, se preocupe em planejar de forma macro e micro, seja para saber onde chegar (visão macro) e quais os passos para realizar (visão micro).

No entanto, é bom tomar cuidado com uma coisa: seu planejamento vai apenas dar uma ideia de como o ano deverá acontecer, pois, na prática, algumas mudanças de rotas podem ser necessárias. Desse modo, não fique tão preso nesse planejamento, já que ele vai funcionar mais como um guia de onde é necessário chegar.

Defina metas ousadas e atingíveis

Com o planejamento do ano montado, é hora de definir as metas para que a equipe tenha um objetivo para alcançar. Nesse ponto, tenha em mente que objetivos agressivos podem causar um efeito contrário no time, que pode ficar desmotivado com números impossíveis de serem atingidos.

Então, a dica é definir metas ousadas, mas que – dentro da realidade histórica da empresa – possam ser batidas. Dessa forma, analise o desempenho da transportadora ao longo dos anos para encontrar a melhor meta possível – e ajustar ao longo do ano, se necessário.

Sugestões de metas para o ano: reduzir os custos de operações, contratar sistemas inteligentes para otimizar a gestão, aumentar a carteira de clientes em 25%, etc.

Cadastre-se nas ferramentas de cotação online

Atualmente, existem ferramentas online para o cadastro de transportadoras, que podem ser encontradas e escolhidas pelos clientes que precisam desse tipo de serviço. Atuando como um marketplace, o objetivo desses sites é promover a competitividade entre empresas e, claro, oferecer o melhor serviço possível aos clientes.

Veja alguns exemplos de ferramentas de cotação online:

Para transportadoras em crescimento, essa estratégia é uma ótima oportunidade de reduzir investimentos em marketing e aproveitar a demanda que os sites têm para conquistar mais clientes, bem como melhorar o desempenho do negócio.

Use plataformas de contratação de autônomos

Da mesma forma que os sites de cotação online, as plataformas de contratação de autônomos podem ser uma estratégia interessante para aumentar a competitividade da sua transportadora. Essas plataformas se diferenciam das ferramentas de cotação online por permitirem contratações pontuais para determinado serviço.

quais são os desafios dos caminhoneiros autonomos

Aqui, quem precisa de um serviço pontual de frete pode encontrar várias empresas do ramo e selecionar a mais adequada para a tarefa. E, para o caso das empresas que fazem transporte, é possível programar um frete de retorno, para que o veículo não volte vazio e otimize os custos do trabalho.

Alguns sites de contratação de autônomos:

Investir em Marketing Digital

A internet já é uma realidade há muito tempo no Brasil e, com isso, o Marketing Digital vem para ajudar empresas a venderem mais e aumentar a competitividade no seu ramo de atuação.

Seja através das Redes Sociais, Anúncios no Google, E-mail Marketing, Marketing de Conteúdo e muitas outras ferramentas, é possível encontrar novos clientes e melhorar consideravelmente os resultados dos negócios.

Para facilitar nessa etapa inicial, procure por agências pequenas ou profissionais autônomos que podem te ajudar nesse começo. Com o tempo, conforme as estratégias ficarem mais robustas, vá em busca de agências maiores e com a melhor estrutura que você precisar.

Mas lembre-se: o investimento em Marketing Digital precisa ser contínuo para que os resultados apareçam e perdurem. Então, insista, trabalhe com inteligência e invista com sabedoria.

Usar a tecnologia para melhorar a gestão e competitividade

Por último, uma sugestão que todos os gestores de transportadora já deveriam saber, mas ainda falham nesse ponto: O uso da tecnologia dentro de uma empresa de transportes é obrigatório, considerando que você deseja crescer e atender mais clientes.

No início, é até possível administrar a transportadora através de ferramentas gratuitas encontradas na internet. Mas, em pouco tempo, é inviável evoluir sem a utilização de um software especializado na área logística. Assim, é interessante considerar o que a tecnologia pode fazer de melhor para sua empresa.

Os softwares para gerenciamento de transportadoras permitem a emissão de CT-e, MDF-e, NF-e, NFS-e, controle de rotas e rotas fracionadas, gestão de frota, controle de manutenção e pneus, gestão do financeiro e fluxo de caixa, entre outras funções úteis para o seu dia a dia. Portanto, não perca tempo em melhorar a gestão do seu negócio.

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Conquiste o que é seu

As dicas que trouxemos certamente vão ajudar a aumentar a competitividade da sua transportadora no ano que está por vir. Assim, siga nossas recomendações, planeje com cuidado, defina metas alcançáveis e utilize o melhor da tecnologia para seu negócio evoluir.

Desse modo, você estará no caminho certo para crescer, conquistar mais clientes e se tornar referência no mercado de transportes.

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