Como aumentar as vendas em sua loja de brinquedos

Como aumentar as vendas em sua loja de brinquedos

Como aumentar as vendas em sua loja de brinquedos

Com as festas de fim de ano chegando, uma grande oportunidade de aumentar as vendas em sua loja de brinquedos começa a se destacar. Mas você não precisa esperar o fim de ano para vender mais. Veja algumas dicas e melhore seus resultados!

Se você empreende na área de brinquedos deve ter uma constante atenção sobre como aumentar a venda de brinquedos em sua loja ou ainda saber quais os brinquedos mais vendidos, não é mesmo? Afinal, qualquer empreendedor tem como objetivo obter resultados positivos e manter a empresa em operação sempre positiva.

Para ter sucesso neste setor é necessário, entre outros fatores, acompanhar os itens com maior retorno, giro e aqueles com maior saída, auxiliando a ter resultados mais adequados. É preciso lembrar que lojas de brinquedos existem em todos os lugares. De grandes redes de lojas a pequenos estabelecimentos que trabalham basicamente com os consumidores locais. O que vai diferenciar sua loja das demais será a variedade de produtos oferecidos, os preços praticados e o atendimento.

Mas para controlar o estoque e ganhar competitividade você precisará de uma boa gestão para incrementar seus resultados e desempenhar ações para os brinquedos mais vendidos, assim como processos que possam trazer resultados efetivos a seu comércio.

Neste artigo vamos trazer algumas dicas para te ajudar!

Identifique o perfil do seu consumidor  

Para ter maior movimento em sua loja e oferecer com mais assertividade os brinquedos mais vendidos, é importante adotar um estudo de comportamento do consumidor e conhecer com mais precisão os seus clientes, tanto os potenciais como aqueles efetivos.

O ideal é traçar uma estratégia para fidelizar os clientes de modo que passem a comprar de forma habitual e com satisfação de seu consumo.

Conhecendo seu cliente, é possível superar as expectativas de compra e exercer ações para incentivar o consumo.

E existem várias maneiras de estreitar o relacionamento com o seu cliente para entender as necessidades do público-alvo de seu negócio. Isso envolve definir estratégias de marketing e trabalhar com produtos que atraiam a atenção dos consumidores.

Mas você ainda pode contar com o apoio de informações estratégicas que podem estar na sua mão de forma simples e prática. Analisar, por exemplo, quais são os produtos com maior giro em seu estoque e a lista de mais vendidos ajuda a identificar de forma simples o perfil do seu público. Ou ainda você pode analisar caso a caso para entender como cada cliente se comporta e criar estratégias individuais de relacionamento. Tudo isso é possível por meio de simples relatórios quando você utiliza um sistema de gestão com foco no varejo.

Inovação de produtos e atendimento sempre!

Sabemos que a concorrência é intensa e normalmente as marcas se destacam quando trabalham com inovação, qualidade e preço. Além disso, saber a definição de público e produtos que você deseja atingir é determinante para realizar investimentos seguros em mercadorias e estoques adequados.

Conseguir ter uma lista dos seus brinquedos mais vendidos enquadra-se perfeitamente sob esses conceitos e ajuda até mesmo a estabelecer o tipo e padrão de atendimento que se deseja ter na loja. Isto é, deve ser definido o segmento de atuação na venda como por exemplo:

  • Brinquedos do momento;
  • Personagens exclusivos;
  • Brinquedos didáticos;
  • Brinquedos para aprendizagem especial;
  • Brinquedos que desenvolvam cognição;
  • Lançamentos inovadores, etc.

Dessa maneira, sua marca será identificada como referencial em determinado segmento ou ramos de atuação. Ter produtos inovadores certamente causará o interesse dos clientes em acompanhar essas novidades e a preocupação certamente não será com o preço e sim o atendimento e características inerentes ao produto.

Controle seus custos

Ter uma lista de brinquedos mais vendidos ou com alto giro não necessariamente significa que a empresa esteja tendo lucros adequados. É essencial trabalhar com controles de custos para reduzir perdas ou investimentos inadequados. Neste sentido, é importante analisar:

  • Custos administrativos;
  • Financeiros;
  • Estoques;
  • Compras etc.

Ter domínio sobre os custos permite atuar sobre as margens de lucros praticadas e conseguir ter segurança sobre campanhas de vendas e de descontos realizados.

Além disso, o controle adequado e seguro sobre custos permite identificar com exatidão eventuais perdas e atuar sobre melhorias de processos e precificação correta, impactando diretamente nos resultados e em ganhos de competitividade em relação a concorrência.

Oferte promoções e descontos

Muitas empresas praticam descontos lineares, mas é possível atuar ainda com alguns produtos tenham variações em descontos e de que ainda tragam ganhos consideráveis.

Para isso, o controle sobre custos e rotação de estoques é fundamental e permite estabelecer políticas mais adequadas em promoções, atraindo clientes com mais efetividade.

Esse processo deve ser bem definido, pois o consumidor atual pesquisa bastante e quando entra na loja já possui informações importantes para direcionar a sua busca.

Desta maneira, profissionalizar a condução do negócio é determinante para o sucesso do negócio. Então leve em conta que nem sempre o preço é o fator fundamental, para o fechamento da venda, que ainda pode levar em conta fatores como:

  • Atendimento;
  • Qualidade;
  • Interesse na compra pelo cliente.

Todos certamente acabam sendo decisivos para a aquisição final, sobretudo em brinquedos com ticket médio elevado e que exige maior pesquisa.

Invista em eventos

Realizar eventos em lojas de brinquedos é uma grande forma de ter uma estratégia inovadora para aumentar as vendas, pois trata-se de um segmento que envolve, preponderantemente, um público bastante exigente e determinado, que é o infantil.

Assim, ter ações que envolvam a participação das crianças e uso de brinquedos na própria loja pode trazer mais resultados por meio do interesse em permanecer no local e com maiores chances de se converter em um cliente bastante fiel.

Uma boa alternativa é alinhar seu evento com a participação de outras empresas da sua região, que não sejam concorrentes e que possa com isso atrair um maior número de consumidores para sua marca – são as famosas estratégias de comarketing.

Essa é uma boa chance de todos ganharem e de ter uma troca de experiências muito maior.

Cuidado com o layout

Para que possa ter brinquedos mais vendidos o ideal também é que possa estabelecer um melhor layout possível que vise destacar e causar impacto sobre o olhar dos consumidores.

A disposição dos produtos de forma estruturada e que procure fazer uma apresentação de destaque aquele cliente potencial pode ser a diferença entre ter brinquedos e oferecer ao seu cliente.

Dessa forma, estudar o melhor layout e disposição em sua loja são fatores determinantes para destacar os produtos e aumentar suas vendas.

Divulgue seu negócio

Ninguém consegue aumentar as vendas em setor algum se não fizer a divulgação de seu negócio. Para isso, é necessário estabelecer uma estratégia de comunicação que atinja consumidores de locais os mais diversos possíveis, trazendo mais fluxo de visitas a sua loja física ou virtual.

Uma divulgação adequada também passa pela qualificação da equipe. Quando se tem um time alinhado a objetivos e que acredite no negócio, é mais fácil contagiar o cliente e convencê-lo que estará fazendo um ótimo negócio.

Não adianta investir em divulgação se a equipe não irá dar continuidade a esse processo da jornada de compras do cliente.

Letícia Spinardi

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