Descubra como se calcula o frete por peso cubado AQUI

O peso cubado é muito utilizado no setor do transporte rodoviário para cargas específicas onde deve-se considerar o espaço ocupado em conjunto com o peso.

Existem alguns materiais que por mais que ocupem bastante espaço, são leves como isopor, embalagem, caixa, sacola, colchão e algodão.

Também é necessário utilizar o peso cubado com produtos que tem um tamanho pequeno, porém pesados como é o caso de alguns electrodomésticos, assim, pode haver excesso de peso ou falta de aproveitamento da carga.

Nesses casos, não faz sentido realizar o cálculo por peso (KG) afinal, o volume não será equivalente ao fator de cubagem.

Entenda mais:

Vantagem de usar cubagem

Uma das maiores vantagens de usar cubagem é o aproveitamento da carga em conjunto com a economia de dinheiro ao utilizar os cálculos da maneira certa.

Além disso, melhora o planejamento da logística de uma transportadora e facilita a organização da carga.

Diferença entre fator de cubagem e peso cubado

Há diferença entre fator de cubagem e peso cubado que será explicado logo abaixo, mas é importante considerar que ambos se complementam tanto para a definição do preço como forma de otimização do transporte de mercadorias.

Fator de Cubagem

O Fator de Cubagem se trata de um valor médio utilizado pelas empresas de transporte para determinar o peso ideal com relação a 1 m3 (1 metro cúbico). Confira os valores prefixados:

  • Rodoviário: 300 KG
  • Marítimo: 1000 KG

Além disso, em casos onde a carga é fracionada, o valor de cubagem geralmente é um pouco menor, tendo média de 250kg.

No entanto, vale destacar que cada transportadora pode escolher o fator de cubagem que mais faz sentido para a empresa, afinal, esse não é um valor obrigatório.

Peso Cubado

O peso cubado é a medida em KG que é calculada com referência no volume da mercadoria que ocupa no veículo.

Por meio dele, é possível determinar o frete peso cubado através de uma fórmula pré estabelecida com multiplicações conforme o exemplo:

Peso Cubado = Comprimento(m) * Largura(m) * Altura(m) * Qtde de mercadoria = X m3

Transformando metros cúbicos em peso:

Para cobrar o frete, muitas transportadoras costumam transformar os metros cúbidos em peso kg, assim facilitando o entendimento para o cliente.

Peso Cubado = Volume Total (m3) * Fator de Cubagem = X kg

Além disso, um ponto extremamente importante que deve ser destacado é: Se o peso da mercadoria real for maior que o peso cubado, o valor que deve ser considerado é o real.

Automatize o cálculo do peso cubado

Utilizar das fórmulas pode ser um pouco confuso além de aumentar consideravelmente as chances de erros, como digitação incorreta ou cálculo incorreto.

Por isso, o ideal é que você faça isso de forma automatizada através de um bom sistema de gestão que garantirá praticidade ao seu dia a dia e eficiência nos cálculos que devem ser feitos.

O software Transportadora 5 da Renasoft, por exemplo, conta com todas as possibilidades de cálculo incluindo variáveis como distância, pedágios, percentagem do valor da mercadoria e tabela de preço.

Faça o trial gratuitamente e veja como funciona na prática:

Veja também:

como calcular tabela de frete 2022

Espero que tenha gostado desse conteúdo.

Deixe seu comentário!

Até o próximo.

Compartilhe com...

Deixar uma resposta