Como economizar combustível e otimizar a eficiência da sua transportadora

Confira dicas para economizar combustível na sua transportadora e, assim, aumentar a eficiência nos negócios

A economia de combustível inteligente é essencial para melhorar os resultados de qualquer transportadora. Com o preço de etanol, gasolina e diesel nas alturas, é essencial traçar estratégias para reduzir os custos nesse sentido e, assim, melhorar a saúde financeira da empresa.

É claro que outras medidas são importantes quando falamos de gerenciamento de frota. Manutenção preventiva, rodízio de veículos, cálculo antecipado de rotas, entre outras atividades, são essenciais para gerar economia e aumentar o lucro nos negócios.

Mas quando falamos de economia de combustível para aumentar a eficiência da transportadora, o que necessariamente é preciso fazer? Esse é justamente o assunto que abordamos nesse conteúdo. Continue lendo até o final para descobrir!

Aposte nas manutenções periódicas

As manutenções são essenciais para qualquer automóvel que deseja fazer economia de combustível, e com os veículos de transporte não poderia ser diferente. Manter a parte mecânica bem regulada, funcionando bem e da forma esperada ajuda o motor a trabalhar sem muito esforço, o que ajuda a economizar combustível e, de quebra, ajuda a reduzir a emissão de poluentes.

Cuide da calibragem de pneus

Outro ponto importante para qualquer frota de transportadora: a calibragem dos pneus precisa estar em dia para que o atrito ocasionado por um pneu murcho, por exemplo, não faça o motor do veículo trabalhar além do necessário durante o deslocamento.

Então, cuidar dos pneus regularmente é uma boa saída para fazer uma boa economia de combustível.

Respeite o peso carregado pelo veículo

Mais um ponto que interfere diretamente no consumo de combustível, além de colocar a mecânica do veículo e a segurança dos condutores e passageiros em risco: a carga máxima carregada durante o transporte.

Nesse ponto, é essencial respeitar o peso máximo de itens carregados para evitar qualquer consumo desnecessário de combustível. Além disso, se o veículo com peso excedente for parado em uma fiscalização, o peso extra pode gerar uma multa pesada para a empresa. Então, nada de abusar nesse sentido.

Utilize o tacômetro como aliado da economia de combustível

O tacômetro é um aliado importante para transportadora que almejam a máxima economia de combustível. Aqui, a ideia é que o motorista sempre mantenha o tacômetro na faixa verde, que indica o melhor funcionamento do motor do veículo.

Dessa forma, o trabalho do motor e de outros componentes não ficará sobrecarregado, o que permitirá uma boa economia no veículo, seja no combustível e desgaste das peças.

Utilize os defletores de ar corretamente

Os defletores de ar, quando bem configurados, permitem o menor atrito possível durante o deslocamento do caminhão, o que evita o gasto desnecessário de combustível. Portanto, seja na cidade ou na estrada, é fundamental calibrar os defletores de ar para que a resistência do ar não seja um impeditivo durante o transporte.

Treine a equipe regularmente

Equipe bem treinada também é um dos segredos para gerar economia de combustível nas transportadoras. Motoristas capacitados, que sabem como conduzir um veículo carregado sem forçá-lo demais, por exemplo, será um importante investimento na equipe.

Além dessa questão, o treinamento regular de motorista vai ajudar no entendimento que o transporte precisa ser feito com segurança, responsabilidade e respeito com outros motoristas e pedestres. Assim, além da redução de custos com a rotina de trabalho, o índice de acidentes certamente diminuirá consideravelmente.

Utilize o melhor veículo para o transporte

Outra dica de ouro para quem deseja ter economia no combustível é a seleção correta do veículo para a realização do transporte de carga. Nesse sentido, é sempre importante fazer as escolhas com base no que será entregue.

Ou seja: se os volumes a serem entregues são baixos, talvez não seja necessário mandar um caminhão grande para realizar a entrega. Um utilitário, nesse caso, certamente será mais ágil para o serviço. Do mesmo modo, apostar em motos para algumas situações é uma boa saída para a economia de combustível acontecer.

Utilize um sistema inteligente para controle de rotas

Mais um movimento para gestores de transportadora que desejam a economia de combustível está na utilização de um sistema para controle de rotas. A partir desses softwares inteligentes, é possível calcular previamente o melhor caminho para a entrega de uma carga, por exemplo.

Esse cálculo leva em conta a distância percorrida, valor de pedágios e outras informações importantes de trânsito para encontrar a rota mais otimizada para um serviço. Desse modo, a economia de combustível estará garantida, o que certamente refletirá nos resultados da transportadora.

Leia também: Relatórios gerenciais: qual sua importância e como eles podem aumentar resultados na empresa

Quer otimizar sua transportadora? Conheça o sistema ideal para isso!

Se o desafio é a economia de combustível, gerenciamento de frota, controle de rotas, emissão de NF-e, MDF-e, CT-e, entre outras tarefas administrativas de uma transportadora, a Renasoft tem a solução ideal para você!

Com o sistema Transportadora 5 Pro, é possível ter o máximo controle dos negócios, fazendo o gerenciamento completo da transportadora de um único local. Seja na gestão de clientes, controle financeiro, pagamento de motoristas e controle de entrega, além de outras dezenas de funcionalidades, o Transportadora 5 Pro foi feito para sua empresa.

O software também conta com um aplicativo para auxiliar a tomada de decisões. Confira a apresentação do app:

Quer saber mais dessa solução? Solicite uma demonstração completa com nossos especialistas para entender como é possível transformar a gestão da transportadora. Agende um horário agora mesmo!