SPED Fiscal significa “Sistema Público de Escrituração Digital” e é o mesmo que EFD “Escrituração Fiscal Digital“.
Ele existe desde 2007 e seu objetivo é reduzir a burocracia que as empresas passavam.
Ele é um arquivo que precisa ser enviado pela contabilidade da empresa à Receita Federal do Brasil, que é responsável pelas informações e gerenciamento da mesma.
Além disso, o SPED Fiscal precisa ser entregue mensalmente, com prazo determinado pela Administração Tributária Estadual, ou seja, é necessário verificar com a contabilidade o prazo conforme o estado de atuação.
Um norteador do que precisa ser enviado é a data da emissão dos documentos fiscais, considerando os dias do mês em questão.
Caso o arquivo não seja entregue no prazo que deve ser sempre verificado com a contabilidade da sua empresa, há multa que pode variar de 0,2% a 1% que é somada por dia de atraso sobre a receita bruta da pessoa jurídica, portanto, é necessário estar atento quanto aos deveres na geração do arquivo.
Para conhecimento, além do SPED Fiscal, também existe o SPED Contábil e o SPED Contribuições que contam com objetivo de escriturações contábeis e contribuintes do PIS/Pasep e da Cofins, bem como seus respectivos nomes.
Entenda mais:
Como eu sei se preciso gerar o SPED Fiscal?
Todas as empresas que contribuem com o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) ou com o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) precisam gerar o SPED Fiscal.
Caso você não saiba se contribui com os impostos ICMS ou IPI, é necessário verificar com a sua contabilidade para que ela possa esclarecer qual imposto está dentro do seu segmento e quais documentos precisam ser emitidos para não ter problemas no futuro.
Já adiantamos que caso a sua empresa seja enquadrada como “Simples Nacional”, não é necessário pagar ICMS ou IPI, assim não sendo necessário gerar o SPED Fiscal.
Como gerar o SPED Fiscal?
Para gerar o SPED Fiscal, você vai precisar de um bom sistema de gestão que tenha integração com o restante da sua operação bem como a emissão dos demais documentos obrigatórios.
Assim, você consegue ter todas as informações dos documentos gerados bem como seus impostos para gerar o SPED corretamente a fim de encaminhar à receita federal.
Mas não se preocupe, esse processo pode ser mais fácil do que você imagina! Veja como ele é feito na prática através do sistema de gestão “Transportadora 5 PRO” da RenaSoft, por exemplo:
Se você tiver um comércio, não fique preocupado! A RenaSoft também tem um sistema para o varejo, o “Sintec NF-e 4” que emite o SPED Fiscal de maneira similar.
Conheça mais:
E o Sintegra, como fica?
Sintegra significa “Sistema Integrado de Informações sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços“. Ele tem como objetivo integrar as informações de entradas e saídas da empresa.
Muito utilizado conforme a movimentação de estoque, também pode ser gerado através de nossos sistemas.
Para entender mais, cadastre-se no formulário acima.
Comenta se esse artigo te ajudou!
Até o próximo.