O Dia do Consumidor é comemorado todo dia 15 de março, sendo que em 2022, a data cairá em uma terça-feira.

Ela foi criada pelo ex presidente dos Estados Unidos da América, John F. Kennedy em 1962 a fim de reforçar os direitos que os consumidores possuem.

Afinal, existem diversas leis, programas e direitos que todos os consumidores podem recorrer, mas que não eram propagados ou tinham a atenção devida.

No entanto, o Dia do Consumidor foi criado com um viés de vendas muito forte, sendo considerado por alguns como a Black Friday do primeiro semestre do ano.

Com essa realidade em vista, todo comércio que deseja turbinar suas vendas em março, deve traçar uma estratégia coerente para conquistar mais clientes e principalmente, valorizar quem já é seu consumidor.

Veja nos próximos tópicos como transformar o Dia do Consumidor em uma oportunidade de venda:

Prepare os consumidores

Planejar estratégicamente é essencial para que os consumidores estejam preparados para comprar no Dia do Consumidor.

Por mais que muitas pessoas já esperem por promoções e vantagens em 15 de março, muitos outros ainda não conhecem a data e precisam ser preparados para que as suas campanhas possam performar da melhor forma possível.

Crie uma programação de tudo que deseja colocar na promoção, baseando-se sempre na análise de seu estoque como maiores saídas, produtos parados e margem de lucro para não acabar prejudicando o seu negócio.

8 Dicas para analisar o seu estoque corretamente para o Dia do Consumidor

A opção mais coerente que trará agilidade e facilidade nos processos do seu negócio é a contratação de um bom sistema de gestão pensado nas suas necessidades, assim como o Sintec, da RenaSoft.

Além disso, utilize todas as redes sociais para avisar que a promoção ocorrerá, sempre com intuito de valorizar o cliente, fazendo com que ele se sinta especial.

Caso deseje, faça uma semana de promoção, assim você atrai mais consumidores e não perde vendas, estando a frente de muitos concorrentes e mostrando que deseja agradar seus clientes em primeiro lugar.

Ah, lembrando que se desejar realizar a semana de promoção, as promoções devem finalizar no dia 15 de março, ou seja, a semana necessariamente precisa iniciar antes da data em si.

Alcance mais pessoas com anúncios

Já ouviu falar em anúncios pagos, certo? Aqueles que aparecem enquanto você olha o feed do Instagram ou do Facebook ou então nos sites de pesquisa do Google.

Todos podem aparecer nesses anúncios, afinal eles podem trazer boas vendas ao seu negócio, além de alcançar um novo público, fazendo com que a sua empresa chegue em mais lugares e pessoas conforme o interesse.

Mas, para fazer anúncios realmente efetivos é necessário que você conheça muito bem o seu público, bem como características, hobbies e etc para que eles atinjam o público certo.

Se você não conhece muito bem essas ferramentas, indicamos que contrate um profissional de marketing com experiência em anúncios pagos ou então agências de marketing que trabalhem com outras empresas próximas do seu nicho de atuação.

Não se esqueça de criar relatórios para ter uma real noção de quanto de retorno esses anúncios estão trazendo, uma boa plataforma de exemplo é o Google Analytics que traz inúmeros relatórios que facilitam na gestão.

Faça boas parcerias

Escolher boas parcerias pode ajudar a melhorar a visibilidade da sua loja e até mesmo ganhar mais credibilidade.

No entanto, elas devem ser feitas do jeito certo pois ao mesmo tempo que podem ser positivas, ao realizar parcerias com pessoas/empresas erradas também pode ocorrer um gravíssimo prejuízo nos dias atuais.

A verdade é que o posicionamento das pessoas/empresas tem contado cada vez mais para a decisão de compra dos consumidores, então basta um posicionamento que vá contra os principios do seu público alvo para que a reputação da sua empresa “caia por água a baixo“.

Assim, é necessário um estudo profundo de valores da parceria, sendo que esses valores precisam estar de acordo tanto com os valores que a sua empresa propaga como de seus consumidores.

Feito isso, escolha um influenciador que condiz com a sua empresa ou então uma outra empresa que possa contribuir ou agregar ao seu produto/serviço.

Existem diversos tipos de parceria que podem ser realizados como:

Escolha qual faz mais sentido para o seu negócio juntamente com a parceria que será realizada e garanta os melhores resultados em vendas.

Promoções e brindes

Antes de criar qualquer promoção ou de comprar brindes para o Dia do Consumidor, é importante que você não abra mão da lucratividade da empresa, assim, confira constantemente se a sua margem de lucro está acompanhando a inflação.

Além disso, faça promoções verdadeiras, não tente enganar o consumidor, pois ao descobrir, a sua empresa perderá credibilidade e possíveis novos clientes.

Ao colocar a “mão na massa” e começar a pesquisar sobre possíveis promoções e brindes que realizará para o Dia do Consumidor, lembre-se que os clientes precisam ser atraídos com as ofertas e ficarem satisfeitos com as mesmas.

Uma ideia de oferta que pode ser lançada na semana do Dia do Consumidor é um cartão fidelidade da loja, onde ao comprar por exemplo 10 vezes de compras no valor mínimo de R$50,00 o cliente ganha mais R$50,00 para gastar na loja.

Esse cartão pode ser preenchido com carimbos, por exemplo.

Assim, você estará incentivando um bom relacionamento entre consumidor e empresa, fazendo com que o cliente se sinta ainda mais motivado e valorizado para retornar no seu negócio e realizar mais compras ou solicitar mais serviços.

Outra opção de desconto que você pode oferecer sem prejudicar o seu ticket médio é um desconto progressivo, ou seja, quanto mais a pessoa levar, mais desconto ela terá.

Os brindes, quando bem selecionados conforme o perfil do seu público alvo também serão um grande atrativo para os consumidores.

Entenda o que os clientes desejam ganhar e faça a conta de quanto sua empresa pode gastar pensando na quantidade de vendas que o seu negócio realizará nesse período.

Assim, a sua empresa terá um ótimo brinde sem prejudicar o financeiro e ainda satisfará a maior parte dos clientes que comprarem nessa data.

Divulgue as ações de vendas

Além de preparar os seus clientes com o que acontecerá para a comemoração do Dia do Consumidor, é necessário divulgar o que está acontecendo com todos os meios que estiverem ao seu dispor.

Vale utilizar envio de e-mails, mensagens no Whatsapp, SMS, Stories das redes sociais, publicações, parcerias e etc.

Além disso, utilize do marketing sensorial tanto para convidar o seu público a conhecer seu trabalho, como na divulgação!

Com isso, não deixe de divulgar as ações através da vitrine da sua loja! Ela deve ser convidativa e mostrar tanto o que vende quanto o que está em promoção de forma clara, para que não hajam dúvidas e o cliente não pense duas vezes antes de entrar.

Assim, a campanha de Dia do Consumidor da sua loja será um sucesso e com certeza terão muitas vendas para bater suas metas nesse primeiro semestre.


Uma observação importante que deve ser esclarecida é que além do Dia do Consumidor, também há o Dia do Cliente, comemorado em 15 de setembro que tem uma importância parecida e que também não deve ser desconsiderado.

A grande diferença entre ambas as datas é que por ser próximo à “Semana do Brasil”, evento esse que é considerado como a Black Friday do Brasil, na grande parte das lojas, comemora-se o Dia do Cliente em conjunto com a semana em questão.


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Até o próximo!

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