Controle de custos para o equilíbrio econômico nas transportadoras

Conheça dicas e boas práticas para atingir o equilíbrio econômico da sua transportadora em tempos de crise

O controle de custos para transportadoras é um desafio imenso dentro do país, onde as empresas do ramo logístico precisam ser criativas e pragmáticas para administrar os gastos e, dessa forma, manter a saúde financeira em dia.

Assim, é importante trabalhar para manter o equilíbrio econômico com o auxílio de boas práticas e ferramentas tecnológicas para tal. Nessa hora, toda e qualquer ajuda para manter as finanças sob controle é válida.

Quer conferir dicas de controle de custos para transportadoras, principalmente no cenário atual de pandemia que vivemos no país? Então, continue lendo e coloque em prática nossas recomendações. Boa leitura!

Otimize processos internos

A otimização de processos internos é uma excelente ferramenta para fazer um controle de custos eficiente. Ela permite que os gargalos nos setores sejam resolvidos, otimizando o tempo e investimento em mão de obra.

Da mesma forma, ao tornar um processo mais eficiente, é possível reduzir desperdícios e proporcionar que cada área trabalhe de forma conjunta e em busca de um mesmo objetivo. Assim, desde a área de vendas até a administração, passando por logística, estoque e outros departamentos, todos precisam trabalhar de forma homogênea e otimizada.

Implemente o centro de custos na transportadora

Quer saber qual setor da transportadora que mais gera custos e lucros? Então o centro de custos pode ser uma ferramenta essencial para ter esse conhecimento e, dessa forma, agir pontualmente para fazer um controle de custos mais eficiente.

Além de conhecer os custos e reduzi-los, quando possível, descobrir qual área lucra mais é importante para que novos investimentos potencializem a lucratividade e ajudem a transportadora a faturar ainda mais.

Portanto, o centro de custos e outras ferramentas de gestão são essenciais para uma boa administração da transportadora, o que certamente vai refletir no crescimento da sua competitividade de mercado.

Faça manutenção preventiva da frota

A manutenção preventiva de frota é essencial para o controle de custos da transportadora. Por mais que possa parecer um desperdício de dinheiro, a detecção e reparo dos veículos proativamente vai poupar muito dinheiro em médio e longo prazo, o que vai fazer a diferença nas finanças.

Empurrar uma manutenção para o futuro, ainda, diz respeito com a preocupação e bem estar dos colaboradores, já que uma peça quebrada, em um veículo que está fazendo uma entrega, pode causar uma situação de perigo para os entregadores.

Então, além do dinheiro, se preocupe também com a segurança dos colaboradores da sua transportadora.

Invista no planejamento de rotas

O planejamento de rotas é essencial para otimizar custos e tirar um grande peso financeiro da transportadora. Nesse sentido, ter um sistema que planeje as rotas de forma antecipada e, assim, encontre o melhor caminho para o destino, vai ajudar consideravelmente no controle de custos da empresa.

Ele vai resultar em menos dinheiro gasto com combustível, pedágios e, da mesma forma, com o desgaste dos veículos. Ainda, o planejamento de rotas vai permitir que as mercadorias cheguem no destino dentro do prazo estimado, o que vai evitar dores de cabeça com processos e ações judiciais.

Escala de veículos

Dentro do planejamento de rotas também temos a escala de veículos, uma ferramenta importante para auxiliar no processo de controle de custos. Aqui, a ideia é bem simples: escolher o veículo mais adequado para determinada entrega, considerando o volume da carga, trajeto a ser feito e, também, o tamanho do veículo transportador.

Assim, encomendas pequenas podem ser transportadas por motos, que são econômicas e ágeis para essa tarefa. Já para cargas maiores e em longas distâncias, um caminhão pode ser o veículo ideal para levar a carga de forma eficiente para o destino.

Então, além de planejar o trajeto a ser realizado, é importante considerar qual é o melhor meio de efetuar o transporte. Com esse processo em mente, os custos da transportadora serão reduzidos e, por consequência, você perceberá um aumento da rentabilidade da empresa.

Leia também:

Invista em tecnologia para controle de custos

A adoção de tecnologia, nos dias atuais, é essencial para qualquer empresa e com as transportadoras isso não é diferente. Ao contratar um sistema robusto e preparado para te ajudar no dia a dia, mesmo as tarefas mais difíceis se tornam simples de realizar.

Assim, o sistema Transportadora Express 5 Pro é o sistema ideal para sua transportadora, pois foi feito para gestores que desejam fazer um controle de custos eficiente e verdadeiro.

Com módulos para emissão de CT-e, CT-e OS, MDF-e, NF-e, NFS-e, controle de rotas, cadastro de motoristas, gerenciamento de pneus e manutenção, controle de fluxo de caixa, controle de custos, entre outras funcionalidades, o software certamente vai te ajudar na missão de manter as finanças da transportadora em dia.

Outra ferramenta importante é o Transportadora 5 APP, que oferece o uso do sistema por meio dos celulares. Confira uma breve apresentação do aplicativo:

Quer saber mais sobre o Transportadora Express 5 Pro? Solicite uma demonstração do sistema com um dos nossos especialistas agora mesmo, e faça parte dos milhares de clientes que confiam na gente.