Controle financeiro integrado: as vantagens da tecnologia para o seu negócio

Conheça as vantagens de apostar em um controle financeiro integrado por meio da tecnologia de sistemas de gestão.

O controle financeiro de qualquer empresa é um assunto complexo e que exige atenção dos gestores. Se mal realizado, as finanças facilmente poderão comprometer o futuro da organização e até tirá-la dos negócios.

Desse modo, é importante apostar em uma gestão financeira integrada, que permita uma visão macro de todo o fluxo de caixa, bem como uma visão micro – quando necessária – para que decisões importantes sejam tomadas no momento certo com base no financeiro da companhia.

Quer saber mais como o controle financeiro integrado é fundamental para a saúde do negócio? Então, confira o conteúdo que preparamos, logo abaixo. Continue lendo até o final!

Alinhamento de caixa e processos

O primeiro benefício percebido ao utilizar a tecnologia, por meio de um sistema de gestão, para realizar o controle financeiro é o alinhamento de caixa com várias áreas da empresa. Isso possibilita que decisões sejam tomadas com base no fluxo de dinheiro que entra e sai da organização.

O setor de compras, por exemplo, é muito beneficiado com essa integração, já que a reposição de produtos no estoque, nesse caso, é baseada conforme a necessidade e o fluxo de recebimento da empresa. Assim, é possível ter certeza que os pagamentos das compras serão honrados na data do vencimento.

E esse pensamento vale para qualquer área da organização, onde é possível conhecer investimentos, despesas e custos de forma antecipada e precisa, o que contribui diretamente para a melhor alocação possível do capital organizacional.

Mais capacidade para tomar decisões importantes

Outro benefício percebido em sistemas integrados financeiramente é a capacidade que eles têm de ajudar o gestor na tomada de decisões. Como todas as ações em uma empresa devem ser pautadas pela área financeira, é preciso ter um “controle fino” da situação econômica.

Assim, por meio de relatórios gerenciais o gestor poderá projetar cenários, analisar o momento presente e entender a evolução em determinado período. Desse modo, essas informações financeiras estratégicas vão ajudar em decisões mais conscientes, além de reduzir as chances de erros.

Portanto, ter um controle financeiro integrado possibilita uma visão macro do cenário, o que é fundamental para planejar os próximos passos da empresa e, dessa maneira, usar o capital com mais assertividade.

Agilidade na contabilidade e em processos financeiros

Com a implantação de um sistema que possibilite o controle financeiro integrado, é possível ter um grande ganho em operações contábeis e processos financeiros no geral. Isso acontece pela capacidade do software em processar as informações vindas de várias fontes para que sejam consolidadas em um único local.

Dessa forma, é possível otimizar cada processo financeiro, ganhando mais agilidade, flexibilidade e segurança, já que é possível identificar cada responsável pelas informações financeiras e contábeis emitidas dentro do sistema.

Além disso, caso seja necessário recuperar informações históricas por algum motivo importante, os relatórios de um sistema de gestão competente vão dar conta do recado nesse sentido, o que é fundamental para melhorar a capacidade de gestão e, por consequência, aumentar a competitividade do negócio.

Controle eficiente das despesas e custos

Com a integração entre áreas da empresa, é possível maximizar o controle sobre despesas e custos que, se não forem acompanhados de perto, podem comprometer novos investimentos e reduzir as chances de expansão empresarial.

Assim, é possível evitar a perda de prazos de pagamento, onde o software poderá emitir alertas para essa tarefa, bem como controlar as notas fiscais decorrentes de pagamentos para fornecedores e/ou contratações de serviços.

Dependendo do tamanho da empresa, essa capacidade de organização só será possível com um sistema pensado e projetado para o usuário final, que será capaz de utilizá-lo em vários níveis de tarefas importantes para o controle eficiente das despesas e custos.

Leia também: Software de gestão para micro e pequenas empresas: como escolher a solução ideal

Como está seu controle financeiro?

Após entender as principais vantagens de manter um controle financeiro integrado entre as áreas da empresa, foi possível perceber que esse nível de organização só é possível com a adoção de um sistema robusto e especializado nessa tarefa.

Infelizmente, a adoção de planilhas eletrônicas – muito úteis para algumas funções – não fornecem o poder necessário para administrar uma área tão importante para uma organização. Portanto, manter toda a cadeia financeira funcionando bem é essencial para a continuidade dos negócios.

Assim, se você quer dar mais profissionalismo para a sua gestão, em todos os sentidos, não deixe de conhecer um ERP destinado para pequenas e médias empresas que buscam mais capacidade de organização, eficiência, otimização de tempo e, principalmente, produtividade.