O curso preventivo de reciclagem será atualizado conforme a Lei 14.071/20 que foi divulgada em outubro de 2020 mas que entrou em vigor no dia 12 de Abril de 2021.

As novas medidas foram criadas para melhorar as condições de todos os condutores que exercem atividade remunerada, fazendo com que a pontuação da CNH seja zerada.

Anteriormente, o curso preventivo de reciclagem já existia mas continha regras diferentes das que serão aplicadas, sendo que era válido apenas para as categorias C, D e E além de estar disponível apenas em alguns DETRAN’s dependendo da disponibilidade do estado.

Porém, as medidas mudaram e facilitaram ainda mais o dia a dia de todos os motoristas profissionais, visto que a nova lei inclui todas as categorias, sendo elas: A, B, C, D e E.

Como funciona a nova lei

O condutor que tiver 30 pontos na CNH a partir do dia 12/04/2021, independente da gravidade das infrações, poderá solicitar ao DETRAN a realização do curso preventivo de reciclagem que irá zerar a pontuação da carteira.

No entanto, apenas será possível realiza-lo a cada 12 meses sendo que se o condutor chegar em 30 pontos perderá a sua CNH e ficará de 6 a 12 meses sem poder dirigir.

O curso

O curso preventivo de reciclagem tem como intuito prevenir a suspensão da CNH para os motoristas profissionais.

Também foi feito para relembrar as regras de trânsito e prevenções para que as estradas fiquem mais seguras com motoristas prudentes.

Para realizá-lo é necessário:

  1. Autorização adquirida com o DETRAN
  2. Contratação do curso em uma auto escola para efetivar o CFC
  3. Realizar o CFC presencialmente ou online, em formato de EAD.
  4. Acertar 70% da prova final para conseguir a certificação, nesse caso, deverá ter acertado ao menos 21 questões de 30.

No final, basta aguardar a suspensão da pontuação que deve acontecer em seguida.

Controle a pontuação dos motoristas que trabalham na sua transportadora!

Com um bom sistema de gestão é possível controlar a pontuação dos motoristas que trabalham na sua transportadora!

Dessa forma, você consegue gerenciar e encaminhar melhor os profissionais que trabalham com você para realizar o curso preventivo de reciclagem.

Assim, os seus funcionários têm mais segurança no dia a dia e o controle total da transportadora fica na palma da sua mão!

O software Transportadora 5 da Renasoft garante essa funcionalidade e diversas outras para facilitar o cotidiano da sua empresa. Faça o teste gratuito:

Compartilhe esse post para ajudar mais motoristas profissionais!

Espero que tenha gostado, até o próximo!

Deixe um comentário