Cargas dedicadas, rotas dedicadas ou cargas exclusivas são vários termos para dizer a mesma coisa: Uma carga onde apenas um único cliente ocupa o espaço da carga com os seus produtos, com a possibilidade de personalizar ou não o veículo.
Existem duas formas de se fazer o transporte de cargas que é quando a carga é fracionada, ou seja, várias empresas dividem o espaço até preencher a carga de fato e as cargas dedicadas que são exclusivas!

A verdade que ninguém te conta das cargas dedicadas é que elas tendem a ter um aumento considerável de procura nos próximos anos, já que a questão de personalização e exclusividade estão sendo cada vez mais procuradas pelos clientes.
Veja abaixo porque as cargas dedicadas devem aumentar:
+ Procura das entregas rápidas
Existem lojas online e físicas que desejam entregar os produtos para os seus clientes no mesmo dia ou em até 24 horas para que o nível de satisfação fique cada vez melhor.
Além disso, esse tipo de benefício geralmente acontece nos pacotes premium onde os consumidores pagam um pouco a mais para aproveitar, melhorando assim a lucratividade.
+ Reconhecimento da empresa
Quando a empresa tem a possibilidade de realizar as cargas dedicadas onde há personalização na parte externa do veículo, o cliente da transportadora consegue trazer um reconhecimento da marca instantaneamente para os seus consumidores finais no momento da entrega do produto. Em outras palavras, traz mais credibilidade e segurança para a realização das próximas compras.
+ Exclusividade para as empresas
Além de você conseguir um bom ganho com a exclusividade para as empresas através das cargas dedicadas, você possibilita que os seus clientes se apresentem como exclusivos para os consumidores deles.
Nesse caso toda ideia é válida, assim como o “Amazon Prime” que garante vários benefícios e até mesmo frete grátis para quem adquire o modo premium.
+ Segurança dos produtos
Com a carga dedicada você consegue ter 100% de certeza que o produto do seu cliente não será danificado por nenhum outro, caso aconteça alguma irregularidade no mesmo.
Assim como seria no caso do setor alimentício em conjunto com o setor de limpeza, por exemplo. Mantê-los na mesma carga poderia prejudicar a imagem da empresa e fazer com que os consumidores perdessem a credibilidade proporcionada pelo cliente.
Confira alguns CASES DE SUCESSO
Magazine Luiza
O Magazine Luiza se tornou um marketplace de sucesso e usa das cargas exclusivas para afirmar a sua autoridade no mercado e garantir mais credibilidade para os seus consumidores.

Havan
A Havan optou por colocar nas cargas dedicadas as cores do Brasil, em conjunto com frases que são inspiradoras com o propósito de causar identificação aos Brasileiros, além de mostrar o seu posicionamento no mercado.

Coca-Cola
A Coca-Cola sempre busca fortalecer a sua imagem com relação às famílias e uma das formas que ela utiliza é através das cargas dedicadas. A caravana da marca já se tornou obrigatória nos Natais brasileiros e famosa na maior parte do país.

Use um sistema de gestão para controlar as cargas dedicadas!
A melhor forma de fazer o controle das suas cargas para saber se está valendo a pena, quais os custos que te fornecem, os benefícios e ainda gerenciar todos os documentos é através de um bom sistema de gestão como o da Renasoft. Para saber mais clique aqui e teste gratuitamente.
Você já sabia de todos os benefícios das famosas cargas dedicadas? Conta aqui embaixo para mim!
Até o próximo.