caminhões tms

Descubra: Funcionalidades essenciais que todo TMS deve ter!

TMS é a sigla de “Transportation Management System” ou em português “Sistema de gerenciamento de transporte”. Que é um software pensado nas funcionalidades que uma transportadora precisa para o dia a dia.

Mas será que você sabe de fato o que não pode faltar em um TMS?

A verdade é que um bom software precisa garantir a otimização dos processos da transportadora, resultando em redução de custos, ganho de agilidade, facilitação da rotina e automatização dos procedimentos realizados.

Mas, contratar um sistema de gestão pela primeira vez pode acabar gerando muitas dúvidas, já que não se sabe exatamente o que esperar ou quais deverão ser as suas exigências para as funcionalidades essenciais.

Por isso, nesse post tiraremos todas as suas dúvidas e você ficará 100% preparado para efetuar a contratação de maneira assertiva.

Emitir Documentos

Os principais documentos do setor rodoviário como NF-e, CT-e, MDF-e, Averbação e CIOT precisam ser emitidos facilmente através do TMS contratado.

Nesse caso, é importante ficar atento ao plano oferecido pela empresa, afinal, a oferta de uma quantidade limitada de emissão dos documentos é comum, fazendo com que você tenha que pagar um valor extra caso passe do limite estabelecido.

Por isso, procure por TMS que ofereça um serviço ilimitado de emissão de documentos para economizar e emitir tudo que é necessário em sua transportadora.

Além disso, é importante que o sistema escolhido seja atualizado constantemente conforme as novas leis e documentações que precisam ser incluídas nas transportadoras.

Rastreamento de entregas

No dia a dia de uma transportadora, rastrear entregas é extremamente importante para garantir a segurança dos funcionários, além de possibilitar o acompanhamento por parte do cliente da transportadora e o cliente final.

Tendo isso em vista, busque por opções no mercado que garantam essa funcionalidade e que tenham boas integrações, fazendo com que a rotina da empresa seja facilitada.

Veja na prática:

Também é importante questionar se é possível realizar EDI para que haja a troca de informações entre sistemas.

Controle da Frota

As manutenções da frota acontecem com periodicidade, por isso, é importante que o TMS tenha funcionalidades específicas para verificar e comparar.

Exemplos:

Verificar se o combustível usado está com bom custo/benefício, quais pneus estão calibrados bem como comparar sua frequência de troca, entre outros.

Controle do Financeiro

O sistema não precisa possuir um controle financeiro igual ao de uma contabilidade, mas é necessário que tenha o mínimo para gerenciar toda a sua frota de maneira ágil e prática.

Conciliação Bancária

Esse é uma das funcionalidades mais essenciais para um TMS, afinal é com a conciliação bancária que você controlará de maneira prática os valores do sistema em comparação aos valores bancários.

Na prática, a conciliação bancária funciona como uma conferência das entradas e saídas do seu negócio, tornando a administração completa e sem falhas.

Além disso, é importante que a conciliação aconteça de maneira prática, possibilitando a importação dos dados através de uma Nota Fiscal, por exemplo, assim agilizando o processo e facilitando a rotina.

Descubra como fazer em 5 passos simples:

5 passos para fazer conciliação bancária

Inclusão de todos os tipos de pagamento

É essencial que a transportadora consiga cadastrar as contas conforme todos os tipos de pagamento existentes como TED, DOC, Boleto e o Pix.

pagamento pix em empresas

Dessa forma, você conseguirá ter consciência de quanto dinheiro já está na sua conta, previsão de valores no final do mês e assim se adequar conforme a situação financeira atual.

Por isso, verifique se essa funcionalidade está sendo atualizada constantemente, para que não fique para trás e consiga administrar o financeiro da melhor forma possível.

Informações seguras

Um dos maiores diferenciais dos sistemas de gestão com relação às planilhas de Excel é a segurança das informações.

Isso acontece porque alguns TMS oferecem a opção de realizar backup de todos os dados disponíveis no sistema. Ou seja, você não perde as informações por danificação ou por erros humanos.

Teste do TMS gratuito

Essa não é uma funcionalidade presente no sistema, mas é extremamente importante para escolher de maneira certa o seu TMS.

Por isso, confira a possibilidade de fazer um teste gratuitamente do sistema para verificar todas as suas funcionalidades e entender o software atende as necessidades da sua transportadora.

Recomendamos o “Transportadora 5” para utilizar como TMS, afinal ele possui todas as funcionalidades citadas acima e mais. Confira:

Espero que tenha gostado desse post,

Até o próximo!

Deixe um comentário