dicas para o dia dos pais

Dicas assertivas para se preparar para o Dia dos Pais!

O Dia dos Pais é uma das datas comemorativas que mais rendem financeiramente ao varejo. Assim como o Dia das Mães, essa data é sinônimo de presentes e compras.

No Brasil, o Dia dos Pais foi pensado pelo publicitário Sylvio Bhering que pretendia alavancar as vendas e aproveitou para escolher o dia de São Joaquim, pai de Maria, mãe de Cristo. Porém, a data foi definida e aderida pela população como dia comemorativo no 2º domingo de agosto.

Com isso, diversos negócios em todo o país se preparam para atender essa demanda de clientes que busca pelo presente ideal com bom custo/benefício.

Para ajudar o seu negócio a se preparar para vender muito nesse Dia dos Pais, confira as dicas feitas especialmente para essa data:

Prepare o estoque

O estoque precisa estar extremamente organizado para receber os produtos especiais de Dia dos Pais e a quantidade de vendas esperadas para a data.

Por isso, prepare o espaço físico pensando nos lugares onde os clientes mais interagem e na organização das peças, de modo que facilite tanto aos clientes como para os colaboradores encontrarem o que precisam.

Além disso, é necessário ter o controle total de quais peças possui em seu estoque e a sua quantidade. Esse processo é fundamental para definir corretamente as próximas compras e analisar o estoque com eficiência.

Com o controle feito, compare os produtos que mais saíram nos últimos Dia dos Pais como cor, tamanho, marca e fornecedores que mais se destacaram.

Dessa forma, é possível realizar uma previsão de compras com a ajuda de um bom sistema de gestão, como o Sintec que já realiza esse controle automaticamente.

Faça uma vitrine personalizada

Nesse Dia dos Pais o seu negócio com certeza não pode passar despercebido, por isso, é necessário dedicar tempo a sua vitrine, tanto da loja como das redes sociais e site, se for o caso.

Escolha uma temática especial afim de emocionar ou inspirar, afinal na maioria das vezes são os filhos que escolhem os presentes de seus pais.

Além disso, é importante destacar que nos dias atuais as pessoas querem proximidade com as marcas, assim, humanize as ações para que os consumidores se identifiquem com a loja.

Exemplos que podem ser usados em uma vitrine personalizada:

  • Temas sentimentais;
  • Temas com heróis;
  • Temas com pais e filhos;

Use o marketing ao seu favor

Existem inúmeras campanhas de marketing que podem ser feitas para favorecer as vendas no Dia dos Pais, no entanto, elas devem ter um bom planejamento para que tudo saia conforme o programado.

Por isso, crie conteúdos relevantes e únicos para compartilhar nas redes sociais, com intuito de representar a sua marca mostrando os produtos/serviços que o seu comércio tem disponível em estoque para essa data.

Além disso, use o marketing digital pago para alcançar mais clientes, como o Google ADS e o Facebook ADS.

Treine seus colaboradores

Como essa é uma data especial, todos os seus colaboradores devem estar cientes do que será diferente do habitual, ou seja, é necessário realizar alinhamento de campanha como: Itens da moda/momento, Promoções e Descontos especiais para produtos com baixo giro no estoque.

Além disso, colocar metas em datas como essas com prêmios, pode incentiva-los a atingir um resultado significativo para a loja.

Ainda, é necessário que eles sejam preparados para eventos como esse, através de treinamentos internos ou até mesmo cursos externos com consultores/expecialistas na área.

Crie um “Checklist”

Para não deixar passar nada despercebido, um bom Checklist de tarefas não pode ficar de fora. Mas, para realmente funcionar é necessário se programar com antecedência, para que todos possam se preparar adequadamente.

Além disso, não deixe de programar antecipadamente as publicações nas redes sociais, promoções e brindes que deseja fazer.

Siga o exemplo:

  1. Organizar o estoque;
  2. Verificar quais itens mais venderam nos anos anteriores;
  3. Verificar quais os itens com baixo giro no estoque;
  4. Fazer uma previsão de compras;
  5. Comprar o que estiver faltando com base em análise;
  6. Verificar a necessidade de aumentar/contratar Terceiros (Motoboy, Transportadora, …)
  7. Definir os produtos chaves para a campanha;
  8. Definir um tema para vitrine/Display;
  9. Personalizar a Vitrine;
  10. Criar promoções exclusivas;
  11. Definir os descontos especiais (para produtos com baixo giro no estoque);
  12. Treinar Colaboradores;
  13. Publicar as promoções nas rede sociais;
  14. Criar campanha de marketing digital para atrair mais consumidores;
  15. Vender muito!

Espero que tenha gostado desse conteúdo, comenta aqui embaixo se a sua empresa já está se preparando para o Dia dos Pais!

Até o próximo.

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