como aumentar o frete no e-commerce

E-commerce em alta: 5 dicas de como não perder nenhum frete

Com o avanço da tecnologia, não tem como negar que o E-commerce está tomando boa parte do mercado. Empresas como a Amazon.com, MercadoLivre entre outros já se tornaram modelos de negócio com um dos maiores faturamentos do mundo apenas vendendo pela internet.

A pandemia do covid-19 adiantou muitos dos fatores tecnológicos que ainda estavam em desenvolvimento nas grandes corporações. Por conta disso, as transportadoras devem crescer com a mesma intensidade, já que a demanda aumentou consideravelmente.

Além disso, estudos mostram que a entrega é um fator decisivo na hora da compra do consumidor, levando em consideração tanto o prazo de entrega quanto o valor.

Confira as 5 dicas para você não perder nenhum frete!

e-commerce e o aumento de frete representado por um carrinho de mercado vermelho em cima de uma teclado de computador

1- Faça parcerias com outras transportadoras

Uma excelente forma de conseguir atingir um maior número de regiões de atendimento possível, é fazendo parcerias com outras transportadoras. Vocês podem formar um grupo em que uma auxiliará a outra com as entregas.

Por exemplo, caso você não consiga realizar entrega em determinada região, pode fazer uma parceria com outra transportadora para que consiga ter maior área de atuação, consequentemente, mais demanda.

Mas cuidado com o nicho de cada uma, é importante manter o nível de qualidade e também trabalhar com os mesmos tipos de carga já que vão se ajudar nessa jornada de atender os grandes e-commerces.

2- Ofereça metas para os e-commerces

Como os sites de e-commerce podem ter grandes demandas, eles buscam pelo melhor custo/benefício possível e uma boa forma de superar essas expectativas é formando metas!

As metas serviriam como um incentivo de vendas relacionando a quantidade de pedidos com um valor de cobrança pré-estipulado pela transportadora. Além disso, com elas você pode oferecer brindes exclusivos, como algumas entregas gratuitas caso eles atinjam uma determinada demanda de fretes.

Além dos e-commerces, esse tipo de combo também pode ser ofertado para Marketplaces, bem como: Magazine Luiza, Americanas e Submarino.

3- Crie vantagens para cada estado

Como o Brasil é um país enorme, uma ótima solução é criar vantagens para cada tipo de estado, assim como preços especiais para as regiões mais próximas da sua transportadora, já que a rota é menor.

Uma segunda opção seria ofertar um preço fechado para o estado onde o seu cliente mais recebe pedidos, como uma forma de benefício.

4- Seus clientes também são aliados

A verdade é que seus clientes podem contribuir com os fretes da sua transportadora muito mais do que você imagina.

Você pode incentivar a parceria do e-commerce que é seu cliente com a rede de networking dele, em outras palavras, os contatos do mesmo ramo. Para que assim você consiga realizar combos cada vez melhores por causa da grande quantidade de demanda, e ainda consiga mais clientes por conta da indicação.

Exemplo:

Imagine que o seu cliente faça uma parceria com a rede de networking dele para conseguir um maior número de demandas e assim, solicitar para você, transportadora, melhores condições financeiras.

Dessa forma, seriam uma quantidade específica de empresas que usariam a carga compartilhada da sua transportadora, se tratando do mesmo ramo. Essa situação te ajudaria a obter mais fretes e possibilitaria ofertar um melhor custo/benefício.

Caso tenha gostado da ideia, é importante destacar que o mais indicado nessa situação é criar um contrato especial para que todos cumpram as partes acordadas e assim ninguém saia no prejuízo.

5- Escolha um sistema de gestão com opção de rastreio

Para os e-commerces é ideal quando a própria transportadora oferece o site de rastreio como parte de um pacote. Depender dos correios para isso pode ser uma grande desvantagem, já que a integração dos Correios com parte dos sistemas de gestão é limitada.

Portanto, procure um bom sistema de gestão que ofereça, de preferência, um site onde você, os seus clientes e os consumidores finais poderão ter acesso.

A Renasoft, por exemplo, conta com o site “Entrega Localizada” onde permite tudo isso! Legal né?!

DICA EXTRA

Você pode ter muito mais fretes do que imagina!

No momento da negociação com um E-commerce, use o argumento da dúvida de finalização da compra e o prazo de entrega (que são problemas recorrentes dos consumidores) ao seu favor, como por exemplo, demonstrar a sua rapidez e agilidade com as entregas através de dados reais que podem ser conseguidos com clientes que gostam do seu trabalho.

Essa é uma das melhores estratégias para tocar na “ferida” do e-commerce e dessa forma convence-lo que você é essencial para o funcionamento dele.

Conta aqui para mim o que você achou desse post, vou adorar saber!

Até o próximo!

Deixe um comentário