homem empresário que parece com o papai noel apontando para um computador dando dicas do Natal no comércio

Guia para se preparar para o Natal no comércio em 2021

As perspectivas para o Natal em 2021 são boas! Conforme a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a previsão é que as vendas aumentem em 3,8% no final do ano quando comparado ao ano passado.

Além disso, as contratações temporárias também devem aumentar para 94,2 mil, maior número desde 2013.

Para melhorar, com o avanço da vacina contra o COVID-19, o comércio se manterá aberto, assim proporcionando melhores resultados para os lojistas através de maior circulação de pessoas nas ruas.

Pensando nisso, separamos um guia prático para organizar seu comércio para o Natal, consequentemente gerando resultado em vendas, confira:

Mantenha seu estoque atualizado

Controlar detalhadamente os produtos do seu estoque, é essencial para ter um Natal bem-sucedido!

Comece contando e anotando quanto tem disponível de cada produto/mercadoria. Essa soma pode ser feita também através de categorias conforme características dos produtos, como por exemplo “camisetas”, e para facilitar ainda mais, com subcategorias incluindo mais particularidades como “cor” ou “tamanho.”

Se possuir um sistema de gestão onde as peças estão cadastradas, compare a quantidade dos produtos que estavam no sistema com a quantidade de produtos na loja, assim obtendo total controle do seu estoque.

Além disso, é necessário organizar seu estoque de modo em que é possível encontrar os produtos que seus vendedores e clientes desejam com facilidade.

Para concluir, os produtos que estão disponíveis no ambiente da loja devem ser organizados de uma forma que estejam visualmente atrativos, e as promoções em um local estratégico.

Faça previsão de compras

Com o seu estoque organizado, fica fácil fazer uma previsão de compras, ou seja, anotar quanto precisa comprar de cada produto conforme o que está faltando no estoque.

Porém, para fazer essa previsão é necessário comparar com os resultados da mesma época nos anos anteriores, tendo assim controle de quais produtos mais saíram.

Caso sua empresa seja nova e essa é a primeira vez que está realizando uma campanha para o Natal, tente observar como foram as vendas da última ação para conseguir chegar na sua previsão de compras ideal.

O sistema Sintec realiza uma sugestão de compras automática para o seu comércio, veja na prática como funciona:

Planeje as ações de Natal

Para se preparar e ainda ganhar tempo nas suas ações de Natal é necessário um planejamento de tudo que será feito! Por exemplo:

Oferecerei brindes para quem comprar em determinada data?

Se sim, qual brinde?

São personalizáveis?

Onde posso encontrar um fornecedor?

Quanto fica?

Está dentro do meu orçamento?

Quando chega?

Eles serão disponibilizados a partir de uma compra de qual valor?

Diante de tantas questões em um único item que devem ser verificadas, é necessário um excelente planejamento com um checklist (lista de checagem) com tudo que deve ser feito para que nenhuma informação importante fique de fora.

Nesse Checklist também poderão estar incluídos quais posts serão publicados nas redes sociais para atrair consumidores ou de fato efetuar vendas, além de definir como será a vitrine de Natal e quais itens devem ser comprados para montar a vitrine de maneira atrativa.

Além disso, com ações bem planejadas o seu comércio ganha agilidade por não ter que realizar tarefas de última hora.

Pensando em te ajudar ainda mais e para facilitar esse planejamento, disponibilizamos um podcast exclusivo da RenaSoft: 5 Passos para agilizar o dia a dia da sua empresa.

Treine sua equipe de vendas

Como essa é uma data extremamente importante para o seu comércio, é necessário que todos da equipe saibam exatamente o que vai acontecer, bem como ações.

Além disso, é essencial definir metas que estimulem os colaboradores a venderem ainda mais e assim finalizar o ano com todos os números positivos.

Esse treinamento também precisa ser feito com antecedência, principalmente com a contratação de colaboradores temporários que entraram recentemente e ainda não sabem sobre a cultura da empresa.

Prepare-se para devoluções e trocas

Como o Natal é uma época em que grande parte das compras são presentes para outras pessoas, geralmente também há maiores chances de devoluções e trocas.

Para que esse procedimento seja feito de maneira rápida e prática, é recomendado utilizar um sistema de gestão para encontrar os produtos vendidos com facilidade quando solicitado.

Para ver como o sistema Sintec NF-e 4 funciona na prática, preencha o formulário abaixo e tenha uma apresentação totalmente gratuita:

Além disso, uma boa dica é: No momento de trocas mostre um segundo produto que combine com aquele que está sendo trocado, a fim de aumentar o seu ticket médio mesmo após o Natal.

Já no caso das devoluções é indicado criar regras e deixar claro na primeira compra qual é o prazo máximo para efetuá-las.

Liquidação depois do Natal

Depois do Natal a quantidade de vendas tende a diminuir, afinal a maioria das pessoas compram antes da data ou no dia do Natal. Por isso, esse é o momento ideal para fazer liquidação das peças que sobraram.

Mas, existem algumas maneiras de realizar essa liquidação de maneira mais estratégica, como o Boxing day que é um evento muito famoso em diversos países!

Ele é um dia útil posterior ao Natal onde o comércio oferece peças em liquidação. Nesse ano de 2021, o Boxing Day acontecerá no dia 27/12, segunda-feira.

Esse dia funciona de maneira parecida com o Cyber Monday, a próxima segunda depois do dia da Black Friday, data essa que disponibiliza mais produtos em promoção ou que continua com as promoções que restaram.


Comenta nos comentários qual dica foi crucial para organizar o seu Natal e aumentar as suas vendas, vou adorar saber!

Espero ter te ajudado.

Até o próximo!

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