Dicas para aumentar as vendas de autopeças

Dicas para aumentar as vendas de autopeças

Dicas para aumentar as vendas de autopeças

Planejar, prezar pela variedade e qualidade de itens, criar campanhas promocionais e cuidar da sua reputação são alguns dos caminhos para criar estratégias de aumento das vendas no setor de autopeças. Vem conferir nossas dicas!

Alguns dos fatores que fazem o setor de autopeças ter tamanho potencial são a variedade de itens com os quais as lojas costumam atuar. Quando o proprietário de um veículo tem uma necessidade, antes de fechar negócio ele observa o ticket médio mais atrativo e a demanda de produtos disponíveis. E apesar de tal mercado ser bastante competitivo, é possível se destacar dos concorrentes por meio de visão estratégica e técnicas comerciais eficientes.

Pensando em ajudar lojistas de autopeças que querem investir no ramo, nós listamos a seguir algumas dicas imperdíveis de como vender mais no setor de autopeças. Continue a leitura para descobrir o que fazer para aumentar as vendas da sua loja e se tornar referência no segmento!

1) Tenha um planejamento bem estruturado

Ter uma estratégia de negócio bem definida é importante para que as empresas tenham boa performance operacional e mantenham-se focadas em seus objetivos – sem isso, elas acabam ficando mais vulneráveis e fadadas ao amadorismo.

Por essa razão, dedique um tempo para definir a estratégia comercial da sua loja. Tenha em vista aspectos como o público-alvo que você deseja atingir – idade, interesses, região geográfica, o foco da empresa, o portfólio de autopeças, as campanhas de marketing e as metas que devem ser alcançadas ao longo do ano.

Outra boa dica é montar um calendário de ações para que você se prepare com antecedência para datas importantes do comércio, como Dia dos Pais e Black Friday.  

2) Permaneça atento à qualidade do seu portfólio de produtos

Ter um bom portfólio faz toda a diferença para as lojas de autopeças. Em primeiro lugar, valorize a qualidade dos produtos: trabalhe com itens de boa procedência para garantir a segurança dos clientes e dê preferência a marcas já conhecidas e de alta reputação. Também compre produtos em quantidade para reduzir gastos e reforçar o estoque da loja.

Outra técnica eficiente, principalmente para esse segmento de negócio, é ter um portfólio variado. Além de ser possível se especializar em determinados nichos, como itens de elétrica e eletrônica, você também pode adotar uma estratégia mais abrangente e trabalhar com diferentes categorias – assim, você atingirá um maior número de potenciais clientes. Veja uma lista com produtos de alto potencial que podem ser vendidos pela sua loja:

  • Amortecedores
  • Motores
  • Baterias
  • Suspensões
  • Freios
  • Parafusos
  • Embreagens
  • Faróis, lâmpadas e lanternas
  • Vidros elétricos
  • Alarmes
  • Fusíveis
  • Maçanetas
  • Retrovisores
  • Revestimentos
  • Tapetes
  • Parachoques
  • Correias e polias
  • Lubrificantes
  • Outros acessórios

3) Elabore campanhas promocionais

Fazer promoções é uma das formas mais eficientes de atrair clientes e impulsionar as vendas. Por isso, sugerimos que você realize com frequência ações desse tipo. Entre as principais vantagens relacionadas a essa prática estão:

  • Atração e fidelização de clientes
  • Giro de estoque
  • Aumento do ticket médio

Quando o assunto é promoção, criatividade é a palavra-chave! Você pode oferecer inúmeras vantagens além dos tradicionais descontos: criar kits de produtos, dar descontos progressivos (quanto maior o valor da compra, maior o desconto), distribuir brindes e ter um programa de fidelidade são só algumas das possibilidades.

Mas é extremamente importante ter planejamento e bom senso ao criar campanhas promocionais. Você pode prejudicar as finanças da empresa caso ofereça descontos aleatoriamente. Então faça a precificação adequada dos produtos e avalie qual é a sua margem de lucro para, só então, determinar o valor dos descontos. E não se esqueça de manter o controle de todas as informações bem armazenados em um sistema de gestão especializado.

4) Conquiste uma alta reputação para sua loja

A reputação da loja é um fator que tem grande influência sobre a decisão de compra do consumidor. Nesse contexto, tenha sempre em vista esse elemento e trabalhe constantemente para conquistar alta credibilidade no mercado, especialmente no e-commerce.

O ponto de partida para melhorar a reputação da loja é ficar de olho nas avaliações e depoimentos dos consumidores, por exemplo. Para isso, acompanhe os comentários nas redes sociais e em sites como o Reclame Aqui e ofereça respostas e soluções com agilidade. Seja sempre educado e prestativo e não aja com violência em hipótese alguma.

5) Faça parcerias com empresas do ramo

Uma boa estratégia para conquistar novos clientes e ganhar visibilidade no mercado é fazer parceria com outras empresas do ramo. Ao colocar em prática tal ação, você conseguirá atingir o público dessas outras lojas, tornar a sua marca mais conhecida e aumentar as vendas.

No caso do segmento de autopeças, a opção mais viável é se aproximar de lojas de automóveis e mecânicas. Você pode, por exemplo, vender produtos por atacado para determinados estabelecimentos ou dar bons descontos para consumidores desses locais. Outra sugestão é oferecer benefícios a clientes e funcionários de empresas da sua região, por exemplo.

Entretanto, tenha atenção com os seguintes pontos: selecione apenas empresas de confiança para fazer a parceria e estruture uma ação conjunta de qualidade. Do contrário, você irá gastar energia à toa e pode até prejudicar a imagem da sua marca. Por isso, faça uma boa pesquisa sobre a possível parceira e já tenha uma proposta preparada antes de entrar em contato com ela.

Letícia Spinardi

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