05 dicas para evitar desvios em uma transportadora

05 dicas para evitar desvios em uma transportadora

desvios em uma transportadora

Um dos problemas mais comuns enfrentados na administração de transportadoras diz respeito aos desvios, tanto de frota como de carga, que tem como consequência principal o prejuízo na lucratividade da empresa. Por isso, veja a seguir dicas de como fugir desse problema.

O transporte rodoviário é o principal meio utilizado no Brasil. Para se ter ideia, 56% das cargas movimentadas no Brasil passam pelas estradas. Ou seja, o mercado é de fato promissor.  No entanto, para prosperar no segmento, assim como qualquer outro, não basta fazer um bom trabalho, é necessário também lidar com os desafios. Nesse caso específico, o principal deles diz respeito aos desvios em uma transportadora. 

Ao falar de desvios estamos falando dos desvios de carga, desvio de rota e também desvio de pneus e até combustível. Sim, eles acontecem e são mais comuns do que se possa imaginar. 

Todas essas questões comprometem o bom funcionamento do negócio e geram um grande prejuízo no faturamento da empresa. Diante de tudo isso, é possível imaginar a urgência em adotar medidas eficazes no combate desse obstáculo. E esse é o assunto de hoje.

Veja a seguir 5 dicas capazes de evitar desvios em uma transportadora. 

Planejamento de rotas bem definido

Os desvios de rota, muito comuns em distribuidoras, podem causar problemas como atraso na entrega, aumento do tempo gasto na estrada e, consequentemente, mais gastos com combustível e manutenção de frota. A boa notícia é que um bom planejamento de rotas pode ser a solução para esse problema. 

Isso porque boa parte dos desvios de rota pode ser provocado pelo planejamento de rotas ineficiente. Afinal, na ânsia de finalizar as entregas, mas sem a orientação adequada, o motorista pode acabar buscando caminhos por si só, o que pode dar origem ao problema. 

Para a realização de um bom planejamento de rotas é necessário considerar diferentes variáveis, dentre elas:

  • Trajeto mais rápido entre o remetente e o destinatário;
  • As estradas mais seguras e com melhor infraestrutura adequada;
  • Número de entregas que podem ser feitas em uma mesma viagem.

Apesar de muitas transportadoras ainda realizarem esse tipo de planejamento de forma manual, seja no papel ou inserindo dados em planilhas, existem softwares específicos para esse tipo de função. A vantagem de fazer o planejamento de rotas por meio de um sistema específico é a possibilidade de incluir, automaticamente, múltiplas paradas, buscar rotas otimizadas de acordo com o cronograma de entregas, entre outras possibilidades.

É preciso ter em mente que, além de reduzir as chances de desvio de rota, o trajeto eficiente reduz custos com combustível, manutenção e mão de obra. 

Monitoramento dos veículos

Como foi possível notar, um bom planejamento de rotas é eficaz não só para evitar desvios, como também na redução de custos como um todo. E aliar esse planejamento de rotas eficiente a um sistema capaz de fazer o rastreamento de frota potencializa ainda mais os benefícios.

Afinal, esse rastreio permite que os custos de entrega previstos sejam realmente cumpridos e garante que o planejamento de rota eficiente não seja desperdiçado. 

Comunicação em tempo real com os motoristas

Ao adotar um sistema de rastreamento de frota, é possível saber exatamente onde cada caminhão está em determinado horário ou por onde ele já passou. Sendo assim, caso haja alguma diferença no trajeto adotado, é possível buscar entender o porquê por meio da comunicação em tempo real com o motorista – próxima dica da lista.

Para melhorar ainda mais o controle da frota, contar com uma central capaz de se comunicar com os motoristas sempre que necessário, em tempo real, é um excelente recurso no combate de desvios em uma transportadora.

Treinamento dos colaboradores

Além do investimento em melhorias, existe uma outra dica capaz de colaborar diretamente no combate dos desvios em uma transportadoras, o treinamento e capacitação dos colaboradores. 

O gestor sempre deve ter em mente que os seus funcionários são a engrenagem que mantém tudo girando. Sendo assim, acompanhar cada um deles, seus desafios diários, suas necessidades e mantê-los atualizados de acordo com as melhores práticas é um dos segredos de uma empresa próspera. 

Diante disso, ainda que sejam adotados os melhores e mais modernos sistemas, sem a capacitação e devida orientação dos colaboradores, existem grandes chances dos processos não caminharem de acordo com o esperado.

Investir no treinamento e capacitação dos profissionais garante que eles tenham conhecimento e prática suficientes para oferecer um trabalho mais padronizado e eficiente, o que, consequentemente, é capaz de reduzir custos, aumentar a produtividade e combater os problemas de desvios em uma transportadora. 

Algumas sugestões do que pode ser incluído num eventual cronograma de treinamento e capacitação de colaboradores:

  • Segurança do trabalho;
  • Educação no trânsito;
  • Organização de estoque;
  • Transporte de cargas;
  • Cálculo de frete.

Tenha em mente que o gerenciamento eficaz de capital humano é tão ou mais importante do que qualquer outro processo da transportadora. Afinal, a logística de transporte é o coração do negócio e a prestação eficaz de serviços inclui contar com motoristas e colaboradores operando em alta performance. 

Sistema de gestão para transportadoras

Hoje em dia não dá para falar em gestão de negócios sem mencionar um bom sistema de gerenciamento. Afinal, todas as dicas citadas aqui podem ser reunidas em um software completo, robusto e especializado em transportadoras. É o caso do Transportadora Express 5 Pro.

Desenvolvido juntamente com especialistas que atuam no segmento de transportes, o sistema conta com funções e módulos focados na solução de desafios comuns desse mercado, incluindo um controle de frotas eficaz, eficiente no combate aos desvios. Veja algumas das funcionalidades:

  • Cadastro completo de motoristas;
  • Controle total da frota;
  • Planejamento de rotas;
  • Personalização de rotas;
  • Fluxo de caixa;
  • Financeiro completo;
  • Rastreio de entregas.

Gostou de saber como um bom sistema de gestão pode ajudar no combate aos desvios em uma transportadora? Solicite uma demonstração.

Letícia Spinardi

Deixe uma resposta