O Dia das Mães é comemorado todo segundo domingo de maio, além disso, essa é uma das datas mais esperadas pelo lojistas brasileiros, afinal suas vendas só perdem para as vendas natalinas.

Inovar em época de pandemia pode ser um grande desafio para muitas lojas que precisam entender o novo comportamento do consumidor bem como criar estratégias que atendam as necessidades atuais.

Por isso, é essencial ter uma visão ampla e moderna, para que as vendas continuem aumentando com planejamentos bem feitos.

Para ajudar a sua loja a vender mais nesse Dia das Mães, nós preparamos um conteúdo especial para você! Continue lendo até o final para conferir.

Prepare-se para a data

Se você deseja aumentar as suas vendas no Dia das Mães, precisa fazer um planejamento certeiro que irá envolver desde o portfólio de produtos até a organização do estoque.

8 dicas para um controle de estoque infalível

Verifique se o estoque está preparado para a demanda de produtos especiais para as mães, levando sempre em consideração que quem compra são os filhos ou os pais.

Se for o caso, vale entrar em contato novamente com os fornecedores para conseguir produtos exclusivos para essa data. Mas lembre-se, tudo isso deve ser feito com boa antecedência para que dê tempo dos produtos chegarem.

Além disso, também é importante verificar quando foi feito o último inventário, para não perder o controle dos produtos em sua loja e conseguir analisar todas as vendas de maneira prática.

acerte no inventário, realizer em simples passos com um sistema

Para te ajudar nessa preparação, um bom sistema de gestão é uma ótima escolha! Afinal, ele te ajudará com todos os produtos e estratégias para vender mais.

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Inove para as mães modernas

Aquela história de que mãe gosta de panelas novas e jogo de talheres já está ultrapassada! Hoje em dia, as mães são super modernas e adeptas ao estilo de vida “descolado”.

Por isso, procure apresentar presentes diferentes do clichê. Uma boa ideia para lojas de cosméticos, por exemplo, é oferecer um dia especial para as mães com hidratação na pele e maquiagem vendidos na loja.

Nesse caso, uma das regras que pode fazer parte do pacote contratado é: “Ao finalizar um “spa day” a mãe ganha uma cesta de produtos, já paga previamente pelos filhos ou pais.”

Mas como uma loja de cosmético faria esse o spa day, se apenas pode oferecer os produtos? A resposta para essa pergunta está no próximo tópico!

Faça parcerias que te complementam

Como o exemplo da lógica de cosméticos com serviço de spa, esse caso poderia ser uma parceria entre um salão de beleza e a loja, por exemplo, fazendo com que ambos consigam uma maior parcela de clientes e assim, realizar mais vendas.

Além disso, se o seu ramo de atuação não combinar com o spa, existem diversas outras opções como floriculturas, fotógrafos e joalherias.

Ofereça cartão presente

No Dia das Mães são os pais e os filhos que compram o presente, por isso, eles podem aparecer com bastante dúvidas sobre o que a mãe poderia gostar.

Nesse caso, vale ter cartões presentes com diversas opções de valores para que a mãe possa escolher pessoalmente o presente desejado conforme o valor estipulado em uma loja que goste.

Exemplos de cartão presente:

Os cartões presentes não precisam necessariamente ter uma mensagem, mas esses “recadinhos” fazem toda a diferença e os clientes buscam bastante por eles.

Portanto, vale apostar tanto em cartão presente como em cartão mensagem, independente da venda conjunta ou não!

Crie combos especiais

O Dia das Mães é uma data comemorativa em que os clientes querem demonstrar através de um presente todos os sentimentos pela mulher que os criou.

Por isso, muitos consumidores querem dar um bom presente e ao mesmo tempo, economizar uma “graninha”.

Tendo esse ponto em vista, uma excelente opção são os combos de produtos ou serviços, assim os consumidores podem dar mais de um presente e ainda sair no lucro, já que a ideia do combo é conseguir um valor mais acessível por comprar uma quantidade maior de produtos.

Além disso, o ticket médio da sua loja aumentará e o seu negócio sairá no lucro.

Capriche nas embalagens

Os clientes são visuais e por isso, as embalagens podem fazer toda a diferença na hora da escolha da loja!

Caso você venda doces, por exemplo, as embalagens serão um diferencial com relação aos seus concorrentes, caso eles não façam nada personalizado.

Embalagens com coração, frases sentimentais ou até mesmo estampadas com uma foto de filho e mãe com certeza trarão mais vendas.

Despache ou entregue as encomendas em qualquer lugar

A procura por compras online está aumentando cada dia mais e por isso, nesse Dia das Mães é extremamente necessário que haja adaptação para enviar os seus produtos, proporcionando praticidade aos clientes.

O envio das encomendas pode ser através de Transportadoras, Correios, Rappi, Motoboys e Loggi, para isso, faça uma boa análise de mercado e entenda qual opção tem maior custo/benefício para a sua empresa.

Além disso, oferte e lembre de ressaltar através das redes sociais do seu negócio que o produto será entregue com segurança até a mãe dos clientes, sem que eles precisem sair de casa.

Assim, a loja inova alcançando mais pessoas de lugares e cidades diferentes com um serviço que proporcionará comodidade.

Faça campanhas sentimentais

Quando falamos no Dia das Mães, imediatamente começamos a lembrar de momentos especiais que passamos com elas.

Por isso, sempre que for se remeter a esse dia, é importante usar de frases e colocações sentimentais, afinal, a empatia é uma característica poderosa para venda.

ouça o podcast empatia e sua importância

Existem algumas palavras-chave para usar nesse dia especial como: “mãe, família e amor”.

Além disso, você também pode apostar em frases empoderadoras para atingir os filhos e os pais das mães mais modernas.

As redes sociais são uma ótima maneira para compartilhar tudo isso e chegar nos clientes desejados.

O WhatsApp também é uma ferramenta poderosa de vendas que muitas vezes é esquecida, lembre-se de usar os grupos, listas de transmissão e status para atualizar os clientes das novidades e promoções.

Treine os funcionários para o Dia das Mães

Como essa data será cheia de promoções, campanhas e eventos diferentes, todos os seus funcionários precisam ficar por dentro das suas estratégias para que eles de fato consigam transpassar segurança e credibilidade aos clientes.

O atendimento humanizado é importante na rotina do trabalho em si, mas em datas como essas, ele deve estar em destaque, já que o sentimental é um fator importante aos clientes.

Além disso, dê espaço para possíveis sugestões dos funcionários, afinal eles podem ter boas ideias já que vivenciam o dia a dia do seu negócio.

Comenta aqui embaixo qual dessas dicas vai usar nesse Dia das Mães!

Até o próximo.

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