Loja de Material de Construção: As melhores estratégias de vendas

Confira aqui as estratégias para aumentar as vendas da sua Loja de Material de Construção AGORA e faça parte dos sonhos dos seus clientes.

Independente do que seja a construção, na maior parte das vezes para o consumidor, irá se tratar de um sonho a ser realizado!

Contruir uma casa/comércio do zero pode ser um grande desafio para os consumidores de primeira viagem, por isso, pensar em estratégias de vendas da forma correta, fará toda a diferença para a sua Loja de Material de Construção.

Muitos consumidores iniciam esse processo pensando que será uma grande “dor de cabeça”. No entanto, cabe ao profissional de vendas da loja mostrar que tudo pode ser muito mais simples do que eles imaginam.

Confira abaixo algumas das estratégias infalíveis para aumentar as suas vendas AGORA!

1- Acompanhe os Cases de Sucesso

Fique sempre de olho no que os seus grandes concorrentes estão fazendo e não fique para trás! É bom acompanhar de perto aqueles que já deram certo e fazem sucesso, bem como o Padovani, a Telha Norte e a Leroy Merlin.

Com isso, você irá conseguir analisar os pontos fortes e fracos de cada um, assim conseguindo desenvolver o da sua loja com maior facilidade e de maneira acertada.

2- Faça permuta com influenciadores

Hoje em dia, uma das melhores formas de conseguir divulgação que proporciona resultados, é fazendo permuta com influenciadores digitais.

A permuta funciona como uma troca, sendo que a loja dispõe os materiais enquanto o influenciador divulga e mostra todo o processo de construção que ele está realizando.

Antes de combinar a permuta, vale conferir qual é o público do influenciador e entender se faz sentido com o seu negócio ou não.

Por exemplo, se você atender apenas uma localidade, precisa verificar se os seguidores do influenciador têm poder aquisitivo para realizar a compra e se vivem na mesma região que a loja.

3- Dicas para o ambiente

É importante que todos os funcionários estejam bem treinados para entender de fato o que funciona em cada tipo de ambiente, conforme os requisitos do comprador.

Se o cliente quiser ampliar um cômodo, por exemplo, é essencial que todos saibam explicar para ele quais procedimentos devem ser feitos para conseguir o resultado desejado.

Como, por exemplo, utilizar de espelhos em paredes estratégicas para dar a sensação de que o espaço em questão é maior ou então construir com o “pé direito alto” para proporcionar a mesma impressão.

sala de jantar rose gold com o pé direito alto cheia de espelhos

Além disso, vale ressaltar que essas dicas podem e devem ser feitas através das principais redes sociais da Loja de Materiais de Construção. As mesmas podem ocorrer em formato de vídeo e foto, nesse caso, vale deixar a imaginação fluir.

4- Faça pesquisas para entender o público

Muitas lojas não conhecem os seus próprios públicos e acabam errando drasticamente na hora de escolher os produtos e investir nos fornecedores.

Portanto, fazer pesquisas para entender o público é a melhor maneira de acertar nas vendas. As mesmas podem ocorrer na internet ou até mesmo em panfletos que se encontram na própria loja.

Um bom exemplo de pesquisa são as enquetes, que podem ser usadas para entender que tipo de ambiente os seus clientes querem reformar nos próximos meses. Se em maioria for banheiro, por exemplo, é interessante apostar em produtos diferentes e promoções exclusivas para esse espaço.

Um casal comprando produtos na loja de material de construção

5- Crie Tutoriais “DIY”

DIY significa Do It Yourself que tem como tradução “Faça você mesmo”. Essa expressão ficou muito conhecida pela internet a uns anos atrás por mostrar formas fáceis de reformar os objetos em casa.

Essa é uma excelente opção para compartilhar nas redes sociais da sua Loja de Material de Construção! Pois além de ajudar o seu consumidor a economizar, você também estará criando conteúdo e garantindo engajamento.

Além disso, vale se jogar nos vídeos tutoriais, mas lembre-se de ter um fundo que chame a atenção, bem como uma parede bonita para que seja atrativo aos clientes e assim, certifique credibilidade à loja.

6- Compre e ganhe

Criar promoções pode ser uma excelente saída para tirar produtos que estão em excesso no estoque ou quando a loja precisa vender mais.

Por isso, uma ótima saída é ofertar em um produto específico que na compra de uma quantidade pré estipulada, o consumidor levará mais um de graça. Em outras palavras, “pague 2 leve 3“.

Esse tipo de promoção pode te ajudar a aumentar o ticket médio e atrair mais clientes para o seu negócio.

Outro tipo de promoção que geralmente dá muito certo é um sorteio conforme as compras na loja, ou seja: A cada compra, ganha-se um número para participar do sorteio que deverá ter uma data pré definida.

Veja alguns exemplos na prática de um dos sistemas da Renasoft, o Sintec:

7- Participe de eventos

Os eventos são essenciais para que você consiga apresentar os seus produtos para um público maior e que faz sentido com o seu mercado.

Além disso, também pode ser excelente para criar uma rede de networking, em outras palavras, acabar criando conexão com pessoas do mesmo ramo que você e que podem te auxiliar no seu dia a dia.

Prefira eventos regionais caso o seu negócio atenda apenas uma localidade específica, caso contrário, vale participar de feiras nacionais e até internacionais.

8- Mantenha-se atualizado

Para ter sempre boas estratégias de venda, é necessário se manter atualizado nos estudos! Eles são muito importantes para entender o mercado e saber das novidades que estão chegando.

Existem diversos cursos online e gratuitos que podem te ajudar a vender mais. Além disso, também é possível encontrar canais no Youtube para se inspirar e estudar.

Nas redes sociais da Renasoft, por exemplo, você pode ter acesso a webnars, lives exclusivas e materiais únicos com muito conteúdo. Conheça nosso Instagram @renasoft:

mockup de uma mão segurando um celular que mostra o Instagram da Renasoft
Clique na imagem para ser redirecionado

É importante fazer um cronograma para que consiga se organizar e de fato estudar quando precisar, faça metas se necessário e com certeza terá sucesso.

9- Nunca deixe seus produtos desorganizados

Organizar os seus produtos por setor e cores, pode ser considerado como uma estratégia de venda pois facilita que o cliente consiga encontrar o que deseja facilmente.

Também pode acabar atraindo mais clientes pela própria disposição da loja, afinal hoje em dia os consumidores querem frequentar lugares práticos em que não terão dificuldades em encontrar o que precisam.

Por isso, é importante não deixar esse costume de lado e fazer dele como parte da cultura da Loja de Material de Construção, para que todos os funcionários sigam corretamente.

luvas organizadas por cor em loja de material de construção

10- Programa de Fidelidade

Já falei dele algumas vezes por aqui no blog e continuo insistindo pois esse é um tema muito importante para todos os tipos de negócio. Afinal, nós queremos que os clientes sempre voltem a comprar com a gente, não é?!

Você pode ofertar esse programa de fidelidade de várias formas, como oferecendo brindes exclusivos quando o cliente atingir determinada quantidade de compras ou ofertando pontos acumulativos para garantir desconto.

Além de que, essa é uma das melhores formas de manter os clientes com você e assim fidelizá-los.

11- Certifique-se que possui o melhor software

O sistema de gestão influencia indiretamente na quantidade de vendas que você realiza, pois é com ele que você cadastra todos os seus produtos e faz o gerenciamento do seu fluxo de caixa e clientes.

Se ele não for confiável ou de fato prático para o seu dia a dia, significa que você está perdendo tempo e dinheiro. Portanto, atente-se se ele:

  • Possui um bom controle de cadastro;
  • Conta com opção para realizar o programa de fidelidade;
  • Consegue fazer a conciliação bancária para auxiliar no fluxo financeiro;
  • Dispõe de um lugar para organizar o seu cotidiano;
  • Atende a todos os seus funcionários.

Como não poderia ser diferente, o sistema de gestão a Renasoft conta com tudo isso e ainda é possível realizar um teste gratuito para conferir!

Espero que esse post tenha ajudado a sua Loja de Material de Construção!

Até o próximo.

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