Não perca! Dicas exclusivas sobre o Acerto de Motoristas

Descubra aqui se você realiza corretamente o acerto de pagamento aos motoristas de caminhão e veja como não perder dinheiro.

O pagamento de serviço para os motoristas de uma transportadora pode ser um trabalho demorado se feito de maneira manual, por isso, vamos dar dicas exclusivas sobre o acerto de motoristas aqui nesse post que você já pode colocar em prática AGORA.

Ocasionalmente surgem novas leis com normas específicas de pagamento no setor de transporte rodoviário de cargas, fazendo com que os embarcadores precisem ficar atentos para permanecer em prol da lei.

Além disso, com os diversos transportes realizados diariamente, torna-se necessário um controle total para a realização correta de todos os pagamentos e comissões aos motoristas.

Para facilitar esse e outros problemas decorrentes das transportadoras, surgiram os sistemas de gestão que agilizam e automatizam esses processos, além juntar em um único lugar todas as informações necessárias para o dia a dia de maneira prática.

Mas e as planilhas, será que não conseguem cumprir essa função também?!

Não use planilhas de Excel!

As planilhas de Excel são muito utilizadas por transportadoras de “primeira viagem” que ainda estão descobrindo as melhores formas de fazer todo o controle e gerenciamento de sua frota.

No entanto, existem diversos fatores negativos ao utilizar planilhas, como por exemplo: a necessidade de obter o conhecimento de fórmulas específicas para conseguir o resultado desejado ou até mesmo o aumento das chances de erros humanos, já que ela é feita para diversos fins e não apenas para transportadoras.

A verdade é que o acerto de motorista deve ser feito com muito cuidado e de maneira acertada, já que existem muitas particularidades que devem ser levadas em consideração no momento do pagamento, bem como comissões e despesas extras.

Veja:

esqueça as planilhas, clique aqui e saiba mais

Gastos do Acerto de Motoristas

É necessário ter certeza que todos os gastos dos prestadores de serviço estão sendo calculados na hora de realizar o pagamento aos mesmos ou para saber de fato se o valor cobrado do frete está correto.

Tabelas de frete como calcular, clique e saiba mais

Confira alguns gastos do acerto de motoristas:

  • Comissão;
  • Adiantamento;
  • Salário;
  • Frete de retorno;
  • Diária da viagem (alimentação, banho, estacionamento – pernoite, etc);
  • Variáveis de viagens como Pedágios, Combustível etc.

Além disso, é importante levar em consideração todos os gastos com a documentação obrigatória do transporte e seus impostos, já que também farão parte do valor do frete.

guia completo sobre a documentação obrigatória de transporte, clique e saiba mais

Escolha bons sistemas de gestão!

Diferente das planilhas de Excel, bons sistemas de gestão são criados com o intuito de sanar todas as possíveis necessidades da sua transportadora.

Por isso, é importante pesquisar pelo melhor custo/benefício e entender se o software contratado de fato dispõe dos dados que a empresa precisa em seu cotidiano.

Para começar a realizar esses testes agora mesmo, faça o download gratuito do sistema Transportadora 5 Pro da Renasoft e experimente o trial.

teste o sistema transportadora 5 gratuitamente

A Renasoft já conta com mais de 18 anos no mercado e atende 5000 clientes ativos em seus sistemas robustos de gestão. Saiba mais sobre nós clicando aqui.

Veja também como realizar o cadastro de motoristas através do nosso TMS:

Espero que tenha gostado desse post, até o próximo!

Deixar uma resposta