Ordem de coleta e de serviço: Entenda a importância para transportadoras

Provavelmente você já deve ter ouvido falar na ordem de coleta e na ordem de serviço para transportadoras.

Esses são documentos muito importantes que auxiliam no controle e organização em situações de transporte dentro do cotidiano da empresa.

Para entender mais sobre esses dois termos, continue lendo até o final:

Ordem de Coleta

A ordem de coleta é um documento em formato de autorização para o motorista coletar mercadoria no remetente e levar até a transportadora.

Nesse caso, o trajeto do remetente até a transportadora é restrito, ou seja, a ordem de coleta só é válida para esse percurso em específico informado.

Esse documento é obrigatório nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Goiás, porém é facultativo nos demais estados, sendo necessário confirmar cada situação com o especialista de cada estado.

Além disso, a ordem de coleta é extremamente comum para processos de logística reversa, que acontecem constantemente em e-commerces.

veja como não perder nenhum frete com o e-commerce

Ordem de Serviço

Conhecida como OS, a ordem de serviço não é obrigatória e sua principal função é controlar o financeiro e o estoque das prestações de serviços.

Responsável por formalizar o serviço, a OS organiza o trabalho interno conforme anotações do valor do serviço, materiais utilizados e o que mais incluir.

Além disso, também é possível orientar colaboradores através de precauções escritas e garantir segurança no OSS (Ordem de Serviço e Segurança).

Para utiliza-la, é necessário preencher devidamente todos os valores que contemplam o serviço para garantir a validação.

Simplifique a emissão

Os documentos muitas vezes são feitos através de planilhas de Excel ou manualmente. No entanto, com esses formatos há um gasto considerável de tempo e de papel, além do aumento de erros manuais.

Por isso, o recomendado é utilizar um sistema de gestão que padronize os documentos, tornando-os ainda mais eficazes, centralizando as informações e diminuindo o consumo de papel.

Além disso, o software também automatizará toda a gestão fazendo com que a sua transportadora ganhe agilidade e praticidade em sua rotina.

Comente aqui embaixo se já usa um desses documentos!

Até o próximo.

Compartilhe com...

Deixar uma resposta