As Assembleias Gerais convocadas pelos presidentes dos sindicatos afim de resolver discussão de greves, eleições do sindicato e questões pontuais visando o interesse coletivo.

Com isso, diversos sindicatos precisam se organizar para apresentar diversas obrigatoriedades e novas ideias para a assembleia em busca de aprovação e apoio.

Fato esse que pode trazer grandes dúvidas na hora do planejamento para a tomada de grandes decisões.

Além disso, é de extrema importância que todos os diretores do sindicato tenham tido uma reunião previamente para entender quais pontos precisam ser debatidos para que a Assembleia não fique confusa quanto ao que deve auxiliar.

Por conta de todos esses fatores, separamos algumas dicas que vão ajudar o seu sindicato na organização da Assembleia Geral!

Apresentação de dados financeiros

Um dos tópicos que a diretoria do sindicato precisa apresentar, são os dados financeiros como os orçamentos das receitas e despesas, além de possíveis solicitações de créditos adicionais em conjunto com propostas da aplicação desse capital.

Para ajudar a analisar todo o financeiro do sindicato, é ideal utilizar um sistema de gestão que consiga cadastrar todos esses dados que terão que ser apresentados, além de possibilitar uma análise precisa para que o sindicato consiga fazer uma solicitação assertada.

Além disso, o software também facilita o relatório financeiro anual de cada exercício para julgamento da Assembleia Geral, fazendo com que o tempo dos funcionários seja otimizado.

Sugestão da alienação de bens imóveis

A alienação de bens imóveis como os títulos de renda, são propostas que são debatidas em conjunto com a Assembleia geral.

Para realizar uma sugestão válida, é necessário obedecer às formalidades legais e apresentar os motivos e benefícios desse ato.

Uma boa dica para a apresentação desse tópico é realizar uma análise bem feita do financeiro do sindicato, além de destacar quais vantagens esse ato trará à sua instituição.

aprenda a controlar as mensalidades do seu sindicato

Casos omissos a serem resolvidos

Em casos omissos a serem resolvidos por parte da Assembleia Geral, é importante alertar sobre benefícios ou malefícios que os casos podem trazer para o sindicato, fazendo com que ninguém saia prejudicado no final.

É importante apresentar dados na lei que comprovem essa omissão para que a Assembleia tenha maior controle do que pode ser feito, afinal, com os tempos atuais mudando constantemente e fazendo com que hajam novas situações no mercado de trabalho, é necessário haver adaptação.

Dica Extra

Como já comentado acima, um bom sistema de gestão facilita o gerenciamento do sindicato e ainda possibilita a emissão de relatórios de maneira ágil, rápida e eficiente.

Para entender como funciona na prática, faça uma demonstração gratuita de um software especializado em sindicatos para que todas as funcionalidades necessárias estejam presentes.

A RenaSoft, por exemplo, conta com um dos melhores sistemas para sindicatos do mercado e já tem mais de 18 anos de experiência. Faça o teste gratuitamente:

Comenta aqui embaixo o que achou desse post, vou adorar saber!

Até o próximo.

Deixe um comentário