A cada ano que passa, o mercado muda assim como as necessidades dos clientes, por isso, é fundamental acompanhar as novidades e seguir um planejamento focado em estratégia afim de conquistar bons resultados.

2022 é um ano de boas expectativas mesmo com uma economia instável, já que estamos vivenciando uma pandemia. Por isso, criar um planejamento estratégico bem estruturado pode parecer difícil para algumas empresas.

Mas, para facilitar e ajudar a sua empresa a conquistar bons resultados nesse ano, criamos um artigo bem completo. Confira até o final:

Comece o ano sabendo onde deseja chegar

Provavelmente a primeira coisa que você deve ter pensado ao ler esse título foi sobre uma meta de faturamento.

Ela deve acontecer baseada nas oportunidades que o mercado pode proporcionar a sua empresa no decorrer do ano. Além disso, também deve ser baseada no quanto você já conseguiu anteriormente e quanto ainda deseja conseguir.

Mas, além da meta de faturamento, a sua empresa precisa ter bem definido onde ela deseja chegar com relação a sua missão, ou seja, qual é a diferença que a empresa deseja realizar no seu mercado de atuação.

Ambas as metas precisam ser ousadas porém atingíveis, afinal, se a meta for inalcançável, ninguém irá “comprar a ideia” e as ações do ano não acontecerão conforme o planejado.

O planejamento estratégico precisa ter vertentes de curto, médio e longo prazo, sendo que independente do tempo, todos devem ir em busca de uma só missão.

Além disso, se possível, faça uma anotação de tudo que deu certo e errado nos últimos anos para partir da direção certa, retomando as ações que funcionaram e descartando o que deu errado.

No entanto, para que essas anotações de fato funcionem, é necessário refletir sobre os motivos que fizeram que a ação desse certo da mesma forma das ações que deram errado.

Com essas informações bem esclarecidas, é possível iniciar o planejamento de 2022 com assertividade.

Fique por dentro das tendências de mercado

Você já parou para se questionar para onde o mercado está indo? O Meta (antigo Facebook), por exemplo, mudou seu nome e sua estratégia para se encaixar cada vez mais no universo do metaverso, onde já existem até mesmo lojas de roupas onde apenas avatares podem utilizar no ambiente virtual e comprar com dinheiro real.

A tecnologia é realidade no mercado, mas a sua empresa está adepta a ela? Como são feitos os seus processos atualmente?

Muitas empresas já aderiram a sistemas de gestão que auxiliam no dia a dia agilizando processos através da automatização. E a sua empresa, ainda possui processos manuais em tempos de “universo metaverso”?

Dessa forma, é extremamente importante se preparar para as novidades que virão e assim entender quais pontos fortes da empresa deve fortalecer e quais ameaças de mercado podem influenciar negativamente no seu negócio.

Uma ferramenta que pode ajudar a ter visão estratégica de pontos fortes, fracos, ameaças e oportunidades com relação a sua empresa é a “Análise SWOT. Entenda mais sobre essa ferramenta lendo o nosso artigo.

o que é análise swot

Além disso, outro fator do mercado que é necessário prestar muita atenção em 2022 é a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), afinal, as pessoas estão cada vez mais em busca de segurança de suas informações e a lei já entrou em vigor.

Utilize metodologias eficazes de gestão

Estabeleça prazos e metas para que os seus colaboradores atinjam o objetivo principal do ano.

Uma metodologia interessante que pode ser utilizada é o “OKR” que tem como significado “Objetivos e resultados chave” onde os resultados são baseados em objetivos bem demarcados em um determinado período de tempo.

Os OKR’s tem como intuito mudar dinâmicas das empresas trabalhando com o foco, alinhamento e motivação através da integração de todo o time, que deseja causar intensidade e sustentação de um esforço em específico.

Entenda na prática:

Digamos que um dos objetivos da empresa é “Alcançar 1000 vendas no primeiro trimestre de 2022“. Nesse caso, semanalmente você vai colocando a quantidade de vendas para saber quão perto chegará desse objetivo, o nome dessa tarefa baseado em OKR é “Check-in“.

Para alcançá-lo é necessário fazer um plano de ação que também deve ser acompanhado, afinal, a execução é uma das principais etapas para chegar onde deseja.

Para se organizar no plano de ação, vale usar outras metodologias como Kanban que é um facilitador e dividido por colunas, entre outros.

Entenda mais sobre metodologias ágeis através dos nossos podcasts:

Como está a cultura da sua empresa?

Quando falamos sobre gestão, a cultura é uma das características mais importantes que os colaboradores devem conhecer e se identificar.

Afinal, a cultura é a base de toda empresa e também, onde os valores se sobressaem, fazendo com que haja mais produtividade e consequentemente mais resultado quando há identificação entre colaborador e empresa.

A cultura deve ser trabalhada e relembrada com frequência entre todos, por isso, a comunicação dentro da empresa deve ser esclarecedora.

Reuniões de 1 a 1, feedbacks, confraternizações entre funcionários podem favorecer a adesão e reconhecimento de cultura na empresa.

Assim, todos entendem qual direção deve seguir rumo a mesma missão e objetivos.

Trabalhar com a cultura na empresa é uma das tendências de 2022 e também essencial para um planejamento estratégico que deseja resultado até o final do ano.

Planejamento estratégico de marketing

Sabemos que o marketing é um dos principais setores que conseguem atrair potenciais clientes. Por isso, é essencial pensar nas ações de marketing em conjunto com o planejamento estratégico de gestão.

Para isso, é necessário ter um calendário bem definido das principais datas comemorativas que fazem sentido para o seu negócio, não deixando nenhuma oportunidade de venda passar.

Além disso, tenha em mente todos os seus números antes de criar alguma campanha de promoção bem como ticket médio, porcentagem mínima de lucro e gastos.

Faça campanhas que realmente tem sentido para a sua empresa, fique a frente dos seus concorrentes e olhe para o seu negócio e para o que o mercado deseja atingir!

Lembre-se de valorizar o seu produto/serviço e faça divulgação pelas redes sociais que fizerem sentido com o seu público alvo.

Além disso, em 2022 teste novos canais pagos para atingir mais pessoas através de anúncios no Google, Facebook, Bing, LinkedIn, Tiktok e etc.


Espero que tenha gostado desse artigo!

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Até mais!

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