melhor sistema de logística para transportadoras

Qual é o melhor sistema para transporte de carga?

O setor de transporte rodoviário de cargas exige um gerenciamento correto de toda a frota e no administrativo interno.

Por isso, é essencial contratar um bom sistema que auxiliará nas principais necessidades do mundo logístico, especialmente na tomada de decisões, onde influenciará diretamente no financeiro das transportadoras.

Mas, para realizar uma boa contratação existem alguns fatores que você precisa saber previamente. Nesse post, vamos explicar qual é o melhor sistema para a logística da sua transportadora!

Antes de tudo, escolha um bom TMS

TMS é uma sigla em inglês que tem como tradução “Gerenciamento de sistema de transporte“, ou seja, é um software especializado em demandas logísticas.

Ele é um sistema de gestão, feito especialmente para as transportadoras, tornando esse termo abreviado comum no meio do setor rodoviário de transporte de cargas.

Desse modo, o TMS ajuda em grande parte na gestão da sua transportadora, otimizando seu tempo e fazendo com que você ganhe velocidade no gerenciamento do seu negócio com a possibilidade de emitir documentos obrigatórios de transporte, seguindo de relatórios financeiros, controle de motoristas, controle de manutenção da frota, administrativo e mais.

Um software gratuito te limitará

A maioria dos softwares gratuitos que estão no mercado, contam com uma quantidade limitada de emissão de documentos fiscais. Muitos deles ainda não tem integração e consultas em tempo real.

Dessa forma impedindo a sua empresa de avançar em boas tomadas de decisões através de todos os dados necessários que uma transportadora precisa ter para avaliar e progredir.

Por isso, prefira opções de TMS pagos, como o Transportadora Express 5 Pro, que trarão todas as funcionalidades que a sua empresa precisa, de maneira completa.

Como avaliar um bom TMS

Se você nunca contratou um TMS, é importante saber exatamente quais fatores tem mais peso para realizar uma avaliação certeira, confira:

1 – Atendimento proativo e qualidade no suporte

Como toda tecnologia, é importante contratar um software que garanta um bom atendimento / suporte técnico.

Nesse caso, o suporte deve acontecer desde uma dúvida com relação a uma utilização específica do sistema até um treinamento adequado de como usar o software da melhor forma, proporcionando os resultados ideais ao seu negócio.

Além disso, é importante verificar se esse atendimento é humanizado/personalizado e não automático. Afinal, muitas dúvidas podem acabar não sendo devidamente respondidas por robôs de atendimento.

Já o profissional que cuida do Customer Success ou em português, Sucesso do cliente, visa entender todas as necessidades individuais dos consumidores e assegurar a melhor experiência na utilização do produto.

Também, a equipe CS tem como responsabilidade realizar as pesquisas de satisfação, como o NPS (métrica que mede a satisfação dos clientes de 0 a 10) para garantir a qualidade constante do atendimento.

2 – Aprendizado contínuo

Com intuito de obter um aprendizado completo e contínuo, busque por softwares que ofereçam:

  • Onboarding com profissionais especializados que ensinarão como dar os primeiros passos no sistema de maneira VIP e personalizada nas necessidades indicadas pelo cliente.
  • Treinamentos em EAD com aulas expositivas possibilitando a certificação do sistema, que pode também se tornar um diferencial no currículo tanto do empreendedor como do colaborador que concluirá.

3 – Emissão Ilimitada de Documentos Fiscais

Se você precisa emitir muitos documentos fiscais, como NF-e, CT-e, CIOT, Averbação entre outros, nada mais justo que ter um sistema de gestão completo para facilitar seu dia a dia não é mesmo?

Por isso, sempre procure TMS que tenha essa possibilidade da emissão ilimitada independente do plano contratado.

Além disso, existem funcionalidades que são essenciais para sua transportadora, dentre elas: Controle Financeiro e da Frota, Emissão dos documentos de transporte, Rastreamento de entregas, Segurança dos dados e Controle Administrativo (backoffice).

Veja detalhadamente cada funcionalidade clicando aqui.

funcionalidades essenciais que devem ter em um TMS

4 – Mobilidade

Como as entregas acontecem em movimento, é primordial que o TMS contenha um aplicativo como o Transportadora 5, para controlar a logística de maneira integrada ao sistema de onde o motorista estiver.

Além disso, esse APP deve funcionar sem internet, afinal, muitas das entregas são feitas em bairros com pouco sinal, não é mesmo?!

5 – Custo/benefício

Assim como todo bom investimento, é necessário encontrar um equilíbrio entre o custo e o benefício ofertado pelo sistema.

Busque por empresas com recomendação e consolidação no mercado, com a possibilidade de testa-lo gratuitamente, assim proporcionando mais segurança para a compra do serviço.

Sistema Líder no mercado PME

Se você é uma transportadora pequena ou média, o melhor sistema é o “Transportadora 5” da Renasoft, que é líder no mercado PME do Brasil.

A empresa já está a mais de 18 anos no mercado e conta com um excelente custo/benefício, além de todas as funcionalidades essenciais de um TMS e o know-how de mercado.

Para fazer o teste gratuitamente, preencha o formulário abaixo:

Ficou com alguma dúvida? Comenta aqui embaixo que eu respondo!

Até o próximo.

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