Como um sistema de gestão pode ajudar na contabilidade

Descubra com organizar a contabilidade da sua micro ou pequena empresa por meio de um sistema de gestão preparado para te ajudar nesta função

Ter uma contabilidade eficiente é essencial para qualquer empresa, sejam micro, pequenas, médias ou grandes corporações. Um processo contábil organizado e funcional é bom para o gestor e também para escritórios terceirizados que, de fato, fazem o trabalho da área.

Assim, o sistema de gestão integrado com a contabilidade vai proporcionar mais agilidade na execução das tarefas, organização dos documentos e o acompanhamento próximo de pagamentos, entre outras grandes vantagens para a empresa.

Quer saber mais como um sistema de gestão pode ajudar na contabilidade da sua empresa? Então, leia o conteúdo que preparamos sobre o tema até o final. Boa leitura!

Análise de dados otimizada

O primeiro benefício percebido por um sistema de gestão em relação à contabilidade é a análise de dados otimizada, já que, facilmente, é possível levantar informações de notas fiscais e, assim, deixar tudo organizado e correto.

Caso seja necessário fazer uma consulta de documentos fiscais de meses atrás, por exemplo, o sistema pode recuperar a informação para que o contador faça as verificações necessárias. Assim, o trabalho fica mais dinâmico, já que as informações estão sempre acessíveis.

Dessa forma, com a agilidade de tomar decisões baseadas em dados extraídos em tempo real, o gestor vai ter a vantagem estratégica necessária para se diferenciar no mercado, principalmente perante os principais concorrentes.

Otimização do tempo para empresa e contador

Da mesma forma, com todas as informações podendo ser analisadas e recuperadas em tempo real, temos um ganho considerável no tempo que as tarefas são realizadas. E isso vale pra empresa que adota o sistema, mas também para o contador responsável.

Seja para enviar ou receber um documento, já que tudo pode ser feito sistematicamente e pela internet, um sistema de gestão elimina a necessidade de envio de papéis físicos, que demandam tempo e o custo de transporte, claro.

Mais produtividade e lucratividade

Com uma análise de dados otimizada e menos tempo na execução de tarefas, sobra mais tempo para fazer outras atividades importantes e que impactem diretamente nos resultados do negócio.

Assim, um sistema de gestão integrado permite que tarefas estratégicas sejam executadas com maior frequência. Com resultado, não haverá necessidade de crescimento da equipe, o que certamente vai ajudar, positivamente, na saúde financeira da empresa.

Aumento da capacidade de decisão do gestor

Um gestor bem informado tem sua capacidade de decisão igualmente maximizada. Assim, com o feedback constante da contabilidade, o gerenciamento da empresa fica muito mais eficiente e dinâmico.

Por meio dos relatórios contábeis, é possível ajustar a produção da empresa, fazendo os ajustes necessários para o estoque se manter produtivo e, da mesma forma, acompanhando as vendas realizadas de forma muito mais próxima.

Apuração e pagamento de impostos

Uma das rotinas mais importantes que devem ser feitas por qualquer empresa é o pagamento de impostos que, caso não sejam quitados, podem gerar consequências graves para o bom funcionamento da empresa.

Assim, a integração com a contabilidade vai permitir um trabalho mais eficiente de algumas tarefas que envolvem a folha de pagamentos, escrita fiscal e controle de patrimônio, por exemplo. E ter isso devidamente controlado é essencial para a saúde do caixa.

Devido preparo contra o fisco

Nunca sabemos quando uma fiscalização pode aparecer na empresa. Então, desse modo, é sempre importante estar devidamente preparado para essas ocasiões “especiais”, onde documentos fiscais precisam ser localizados rapidamente para que fique tudo bem.

Portanto, um sistema de gestão preparado para recuperar os documentos pedidos pelos fiscais é essencial em evitar qualquer tipo de problema para a empresa. Em poucos cliques, é possível recuperar os itens solicitados e, dessa forma, evitar multas de milhares de reais.

Leia mais no blog da Renasoft:

Você está pronto para dar o próximo passo de organização? Então, conheça um sistema de gestão que pode ajudar a otimizar sua contabilidade

Agora que você já descobriu vários motivos para organizar sua empresa, não vai ficar correndo o risco de perder produtividade, eficiência e, de quebra, correr o risco de perder clientes ou ser multado pelo fisco, correto?

Pensando nisso, desenvolvemos o Sintec NF-e 4: um sistema de gestão totalmente integrado com as várias áreas da empresa, incluindo a contabilidade, e pensado para o micro e pequeno empresário.

Por meio do Sintec, todas as áreas da sua empresa estarão em constante comunicação para, assim, trabalharem de forma eficiente e que possibilitem um grande crescimento dos resultados.

Então, fale com um dos nossos consultores para entender como o Sintec pode ajudar a contabilidade a operar melhor. Solicite uma demonstração do sistema agora mesmo e coloque sua micro ou pequena empresa em outro patamar de gestão.