O que é a tendência de humanização das marcas?

A humanização das marcas é um assunto que está em constante crescimento no mercado, afinal, já foi comprovado por uma pesquisa realizada pela Forrester que quando essa tendência é utilizada, há aumento no lucro.

Tudo começou com o acesso a internet, onde as marcas que demonstravam preocupação com a sustentabilidade, responsabilidade social e que visavam educar ganharam um olhar diferenciado pelos consumidores.

Esse novo formato de consumo busca aproximação da marca com as pessoas de maneira eficaz, proporcionando aproximação e fidelização.

Além disso, a pandemia impulsionou a humanização das marcas, visto que os consumidores ficaram muito mais sensíveis e precisavam de apoio psicológico.

Para entender mais sobre esse assunto que as maiores marcas já aderiram, continue lendo até o final!

Como deixar a minha marca humanizada:

Para começar, é importante entender que a humanização é feita gradativamente, sendo que os aperfeiçoamentos são feitos ao decorrer da prática.

Por isso, tenha em mente que assim como o processo não é imediato, o resultado financeiro também não é.

O primeiro passo para a humanização é realizar a seguinte reflexão:

O que a minha marca acredita?

Tendo isso em mente, é importante considerar também a cultura organizacional da empresa bem como seus valores, princípios e características.

Dessa forma, você conseguirá personificar a sua marca, trazendo características reais do seu negócio para ter o melhor direcionamento para/com os seus consumidores.

Com isso, a sua marca irá inspirar pessoas e fazer com que elas queiram fazer parte do universo da sua empresa.

Quais características a minha marca deve ter?

Não existe nenhuma receita perfeita para essa questão, mas, observando as grandes marcas que já estão se dando muito bem com a humanização, existem algumas características que os consumidores mais se identificam como:

  • Apoiar causas sociais como a luta LGBT;
  • Defender direitos humanos como “não aos preconceitos”;
  • Demonstrar preocupação em momentos delicados como a saúde;
  • Mostrar características humanas boas e ruins da marca para identificação.

Essas particularidades são uma excelente ferramenta para que os consumidores se reconheçam na sua marca e consigam perceber que não será apenas uma compra, mas também colaborarão com uma causa.

O ideal é que você escolha a causa que mais faz sentido para o seu negócio e para os seus consumidores, dando prioridade para características que condizem com o que a sua marca acredita.

A empatia é primordial para conseguir entender o que os consumidores esperam do seu negócio e assim acertar em suas particularidades.

Tom de voz único

Esse detalhe é essencial para garantir proximidade. O tom de voz único é referente ao modo como a marca conversa com os consumidores.

Independente da rede social ou então do funcionário, todos devem “falar a mesma língua”, sempre respeitando a cultura organizacional da empresa.

Para isso, é necessário treinamento com os colaboradores para que eles entendam os motivos e depois também é importante apresentar os resultados através de relatórios conclusivos.

relatórios gerenciais

ATENÇÃO!

Coloque as dicas acima em prática, os consumidores não se contentam com teorias.

Para isso, basta seguir tudo que já foi falado e inclua um sistema de gestão no seu planejamento para ajudar na organização interna do seu negócio, facilitando o seu dia a dia e ganhando tempo para as demais estratégias.

Reduza custos, controle de maneira eficiente seus produtos e serviços. Além disso, cadastre todos os seus clientes e entenda melhor o comportamento dos consumidores.

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Cases de Sucesso

Para você se inspirar, selecionamos algumas ações de marcas específicas que foram comentadas na mídia:

Netflix

A Netflix usa de assuntos atuais para conquistar ainda mais clientes com um tom de voz moderno e divertido.

netflix post juliette
Essa imagem é uma brincadeira com a ganhadora do Big Brother Brasil 2021, Juliette, que foi considerada um fenômeno pela sua legião de fãs e crescimento exponencial nas redes sociais.

Nubank

A Nubank mostra em suas ações que o ser humano está sempre a frente de qualquer problema. Sua comunicação é direta e a marca costuma compartilhar em seu LinkedIn como é importante a linguagem humanizada.

Nubank case de sucesso em humanização de marca
Nesse caso, a operadora de cartão enviou um mimo para o dono do cachorro que havia comido o cartão do Nubank da mesma cor da marca, representando seu cuidado com os consumidores.

Magazine Luiza

A Lu, assistente virtual do Magazine Luiza ganha vida nas redes sociais com características humanas sem deixar a web de lado, assim fazendo piadas criativas e conquistando um dos maiores engajamentos de marcas de toda a internet.

magazine luiza é uma marca com humanização
Já o Magazine Luiza aproveitou do single da cantora Anitta “Girl from Rio” para interagir com os internautas, já contando da sua novidade.

Comenta aqui embaixo o que achou do post, vou adorar saber!

Até o próximo.

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