Usar os sentidos do ser humano para vender mais é uma estratégia de marketing sensorial que visa utilizar da: Audição, Olfato, Paladar, Tato e Visão para conectar o consumidor com a empresa através da experiência.

Essa estratégia também é conhecida como Marketing Sinestésico ou Marketing de Experiência.

Ela é utilizada com intuito de atrair e fidelizar consumidores, além de também diferenciar a empresa da concorrência ao usar os sentidos de maneira assertiva.

Assim, a empresa pode usar dos 5 sentidos para criar uma identidade própria e única, fazendo com que cliente potencial sejam atraídos.

Além disso, os sentidos também podem causar bem-estar, desejo e impulso nos consumidores se bem utilizados.

Para entender na prática como usar os 5 sentidos para fazer o seu negócio bombar nas vendas, leia até o final!

Audição

A “Audição” é um dos sentidos que mais podem transformar o nosso humor, mas para que isso aconteça de um jeito positivo, é necessário que você tenha um bom conhecimento do seu público, entendendo o que ele gosta e seu estilo de vida.

Assim, é possível utilizar de gêneros musicais que atraiam e satisfaçam o público com playlists específicas feitas pela sua empresa.

No entanto, atente-se ao volume das músicas bem como suas letras para que não constranja nenhum dos lados (cliente e empresa).

Outro ponto importante que deve ser considerado é a distribuição do som bem como a acústica no ambiente, para que todos consigam ouvir a música com clareza sem que atrapalhe a experiência do consumidor em seu comércio.

Ainda, utilizar da música como “Audição” é fundamental para restaurantes, bares, academias e todos os tipos de lojas, afinal, o silêncio pode causar desconforto nos clientes.

Olfato

Muito ligado a emoções e memórias, o “Olfato” é um dos sentidos mais utilizados para trazer personalidade à marca do seu negócio.

Para utilizá-lo, é necessário escolher um cheiro/perfume específico que traga familiaridade dos produtos aos clientes.

Além disso, você também pode utilizar do “Olfato” para remeter o cliente a um local desejado, por exemplo, se você vende brinquedos infantis, use perfumes que tragam memórias afetuosas aos clientes, como o cheiro de neném ou tutti frutti.

Para isso, basta espalhar o cheiro pelo ambiente e manter o aroma, assim a empresa cria um vínculo direto com o consumidor, fazendo com que ele sempre se lembre da marca.

Paladar

Como dizem os apaixonados por comida, é necessário “conquistar pela boca” se você realmente quiser fidelizar um bom cliente.

O “Paladar” é fundamental para manter os clientes felizes e satisfeitos, afinal a fome pode proporcionar mal humor e falta de paciência.

Nesse caso, se o seu comércio for alimentício, vale oferecer degustação de seus produtos para que o cliente possa experimentar e possivelmente comprar.

No entanto, mesmo que o seu negócio não venda alimentos, fará muita diferença na compra se a empresa oferecer degustações e/ou aperitivos aos clientes para que eles escolham o que desejam com calma e não se esqueçam de possíveis itens desejados.

Tato

O ato de tocar para os seres humanos pode mudar completamente a percepção sobre determinado produto. Sentir o produto, transmite segurança e facilita na hora da venda.

Exemplos na prática:

Por isso, é necessário prestar atenção ao tecido e textura de tudo que pode ser tocado na sua loja, priorizando e dando destaque em peso, maciez e conforto.

Visão

Esse é o sentido mais utilizado pela maior parte dos comércios já que é através da “Visão” que os consumidores são atraídos logo no primeiro instante.

Justamente por ser requisitado, é necessário conseguir se diferenciar entre os concorrentes e se destacar perante os olhos de quem vê.

Dessa forma, não basta apenas fazer uma vitrine bonita, mas sim usar as cores e outros aspectos visualmente atrativos dos produtos para chamar a atenção.

É necessário prestar atenção na organização da loja internamente bem como organizar os produtos conforme as categorias, subcategorias, tamanhos e até mesmo marcas.

Além disso, crie um ambiente bem iluminado com as luzes já pré definidas para que elas destaquem apenas o que devem realçar.

Uma marca que usa bastante das cores para destacar o sentido “Visão” é a instituição financeira Nubank, que aderiu o roxo como sua cor e ao ver publicações nas redes sociais, é fácil identificar a marca.

Mas, é preciso se atentar caso queira escolher uma cor específica para o seu negócio, afinal, as cores são responsáveis por transmitir sentimentos específicos nas pessoas bem como fome (Laranja, vermelho e amarelo) ou calma (azul).


Agora que você já sabe como cada um dos 5 sentidos humanos podem ajudar o seu negócio, facilite a rotina do seu comércio com o sistema de gestão Sintec, assim você cadastra seus produtos facilmente, controla estoque, PDV e muito mais em um único lugar!

Não pare por aqui, leia posts conforme a categoria que mais se identifica e melhore ainda mais os seus resultados!

Ah, não deixe de comentar abaixo qual desses sentidos mais fez diferença no seu negócio, combinado?!

Até o próximo.

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